Respostas
Marie Curie, juntamente com seu marido Pierre, foram os descobridores do elemento químico Polônio, utilizado por Rutherford como uma fonte de emissão alfa para o experimento com uma lâmina fina de ouro, cujos resultados foram utilizados para elaborar o modelo atômico de Rutherford.
Em 1898 o casal Curie descobriu o elemento químico Polônio, que recebeu este nome em homenagem ao país de nascimento de Marie, a Polônia. Em 1911 Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo descobrimento dos elementos químicos Rádio e Polônio.
Rutherford utilizou o Polônio isolado pelo casal Curie para realizar diversos experimentos, dentre eles, bombardear uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominadas partículas alfa. O Polônio emitia estas partículas, por isso era radioativo.
Este experimento foi fundamental para elaborar o modelo atômico de Rutherford, que prevê a existência de um núcleo que contém toda a massa do átomo e ao seu redor os elétrons, com massa desprezível, no qual as partículas alfa não se desviavam.
Espero ter ajudado!