Desafio A resolução de problemas complexos requer a análise profunda das informações sobre o contexto da situação a ser resolvida, a qual pode ser na administração de um negócio, nas relações públicas e políticas, nas relações sociais entre os indivíduos, etc. Para isso, os estudos na área recomendam equipes que possam ter competências para contribuir na solução do problema complexo. Veja a seguinte situação profissional: Sendo assim: Suponha que você foi contratado como consultor por Patrícia, diretora de operações na Metalin, empresa metalúrgica que produz estruturas de aço para a construção civil. A empresa, localizada em Cubatão (SP), está em expansão. Atualmente, conta com 20 funcionários, uma carteira de 30 clientes e produz 500 barras de metal por mês. A pretensão é dobrar essa produção. Com isso, ocorrem muitas mudanças na gestão, como a demanda de novos processos e ferramentas na produção. Patrícia sabe que as mudanças, na contemporaneidade, são constantes e velozes, por conta da tecnologia, do acesso à informação e das necessidades dos seres humanos. Isso é percebido como reflexo da globalização desde os meados de 1990. Patrícia está muito preocupada com todos os problemas e busca estratégias de adaptação às mudanças e à concorrência, além de pensar no desenvolvimento dos profissionais, gerenciamento do custo dos insumos, qualidade, logística de suprimentos e distribuição, negociações legais e políticas, etc. Assim, é preciso traçar estratégias que permitam que processos sejam desenvolvidos com mais agilidade e capacidade produtiva, de modo que a empresa se mantenha competitiva, principalmente com a entrada de um novo concorrente. a) Explique como você pode solucionar um problema complexo que emerge com a entrada de um novo concorrente no ramo de metalurgia. b) Responda qual o perfil da equipe que vai trabalhar com você para a solução do problema complexo.
Respostas
Resposta:
a) Primeiramente, é preciso ter claro o problema a ser solucionado, com um objetivo definido, que, neste caso, é desenvolver estratégias de enfrentamento ao concorrente. Depois, é preciso reunir pessoas que possam auxiliar na busca da solução. Esses profissionais são da própria empresa, de áreas diferentes, os quais vão contribuir na busca de informações, sistematização e análise, para que, em conjunto, consigam ter uma melhor compreensão do contexto em que se encontram, além de traçar as melhores estratégias e ações para obter os resultados perfeitos. Isso tudo é feito em um determinado tempo, de modo que haja celeridade na tomada de decisão e adaptabilidade às mudanças.
b) O perfil da equipe deve ser interdisciplinar, de áreas diferentes da empresa e com conhecimento e experiências diversas, as quais possam trabalhar de forma integrada e colaborativa para a solução do problema complexo. Um comitê pode ser construído com sete pessoas, as quais vão trabalhar para a busca das estratégias necessárias. Os profissionais são da própria empresa e, também, podem ser contratados ou convidados profissionais externos ao negócio, caso seja necessário. As estratégias geradas podem ser informadas de modo a elaborar um plano de ação para validação, implantação, monitoramento e avaliação dos resultados.
Explicação:
Resposta:
a) É preciso ter clareza sobre os problemas que se tem e quer solucionar criando objetivos e traçando metas definidas. Desta forma, verificar quais os concorrentes e buscar sondar as ações e abordagens deles. Assim elaborar um plano de enfrentamento e estratégias para superá-los. Reunir colaboradores, preferencialmente, da própria empresa, que possam auxiliar nas tomadas de decisões e soluções. Preferencialmente, colaboradores de segmentos e áreas distintas que possam somar ideias e soluções criativas que emerjam em soluções que se adapte aos problemas em questão.
b) Para uma equipe colaborativa, é interessante que esta seja composta de pessoas com experiencias interdisciplinares de diferentes áreas, fazendo com que trabalhem de forma integrada e colaborativa para a solução de problemas complexos. Pode-se ter profissionais da própria empresa, a fim de valorizar o pessoal, mas também, pode-se admitir a entrada e colaboração de profissionais externos à empresa se isto for necessário. Um plano de ação elaborado pela empresa com os colaboradores, seria necessário para a implantação, monitoramento e aferição dos resultados que seriam analisados posteriormente, por um comitê.
Explicação: