• Matéria: História
  • Autor: isisarquitetura20182
  • Perguntado 3 anos atrás

Algumas informações são essenciais para o planejamento de um jardim, entre elas o fim a que se destina e a mensagem a ser transmitida. “Às vezes, um jardim está cheio de plantas com flores e outros elementos decorativos, mas não chega a agradar as pessoas. [...] A mensagem diz respeito às emoções que se procura transmitir: paz, amor, relaxamento, descanso etc.” (LIRA FILHO, 2002, p. 145). Ritmo, equilíbrio e simetria são princípios estéticos que orientam a composição no jardinismo e auxiliam na comunicação entre autor e observador (usuário). Descreva-os e exemplifique como podem ser utilizados na escolha e arranjo dos tipos de plantas e demais elementos de projeto, para que o jardim interno possa ser considerado uma verdadeira obra de arte.

Respostas

respondido por: alanasantosf
0

Para a composição de um jardim, é necessário um planejamento para que o objetivo seja alcançado, de forma a transmitir a mensagem desejada corretamente.

Ao determinar objetivo e a mensagem que se deseja transmitir, deve se atentar a  elementos como o ritmo, que é obtido na repetição de elementos, na harmonia, que torna o jardim agradável, e a simetria, que é imprescindível quando se busca um jardim clássico.

Os elementos podem variar, como nos casos em que o intuito é um jardim oriental, neste caso o jardim deve ser um local de calma e aconchego, e devem ser utilizadas pedras, bambus ou madeira, e um pequeno lago, ou uma pequena fonte de água.

Perguntas similares