Descreva e exemplifique os tipos de combustíveis utilizados para o funcionamento das máquinas motorizadas.
Respostas
Resposta:
todos os tipos de combustíveis
Explicação:
Gasolina comum
Derivado do petróleo, é o principal combustível de veículos de passeio no Brasil. Tem percentual obrigatório de 27% de etanol anidro em sua composição. Sua octanagem mínima é de 87 IAD (índice antidetonante) e seu teor máximo de enxofre é 50 ppm (partes por milhão). Além de lançar na atmosfera gases que prejudicam o meio ambiente, a queima da gasolina deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor, o que pode pedir o uso periódito de gasolina aditivada.
Gasolina aditivada
Trata-se da gasolina comum com detergentes dispersantes que promovem a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Pode ser usada sempre ou periodicamente. “Como a queima da gasolina gera depósitos de resíduos, é interessante abastecer com aditivada a cada três ou quatro tanques. Ela promove uma limpeza no motor que acaba gerando economia de combustível e deixa o carro menos poluente”, diz o engenheiro Henrique Pereira.
Gasolina premium
É um combustível de alta octanagem, mínimo de 91 IAD, indicado para veículos potentes e com alta taxa de compressão, como esportivos de luxo. Sua principal vantagem é permitir melhor aproveitamento do potencial do motor. “É uma gasolina que dá mais desempenho e autonomia maior. Mas o carro tem que estar preparado para recebê-la.
Gasolina formulada
Uma gasolina mais barata feita com derivados de petróleo combustíveis que são misturados para se enquadrar nas especificações da ANP. Estando dentro desses padrões e com seus parâmetros semelhantes ao da gasolina comum, esse combustível não causará nenhum problema ao veículo. “O que acontece é que alguns formuladores adquirem matérias primas que, mal balanceadas, podem deixar a gasolina nos piores limites”, diz Rogério Gonçalves.
Etanol
Pode ser produzido a partir de diversas fontes vegetais. No Brasil, optou-se pela cana-de-açúcar que, segundo a ANP, oferece mais vantagens energéticas e econômicas. O etanol encontrado nos postos é o hidratado, mistura de álcool e água com teor mínimo de etanol de 94,5%. Caracteriza-se pela apresentação límpida e incolor.
Etanol aditivado
Conta com aditivos que promovem a limpeza e proteção dos bicos e sistema de injeção. Além de anticorrosivos que evitam a formação de ferrugem, e agentes que reduzem o atrito entre as peças móveis do motor.
GNV (Gás Natural Veicular)
Um combustível barato e de menor impacto ambiental, tipicamente proveniente do Gás Natural ou Biomeato, ou da mistura de ambos, cujo componente principal é o metano.
Diesel
Também derivado do petróleo, é o combustível mais vendido no Brasil. Um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. De acordo com o engenheiro Luso Ventura, membro da Comissão de Tecnologia Diesel da SAE Brasil, a principal vantagem desse combustível é o elevado rendimento energético de sua combustão, percebida principalmente pelo menor consumo do veículo e elevada autonomia.
Diesel S-10
No Brasil, são vendidos dois tipos de diesel: o comum (S-500) com teor de enxofre de 500 ppm, e o S-10 com teor máximo de 10 ppm. Bem menos poluente, o S-10 é adequado para as novas tecnologias de controle de emissões dos motores a diesel, fabricados a partir de 2012.
Diesel aditivado
Difere do comum pela presença de um pacote multifuncional de aditivos. Conta com detergentes dispersantes, anticorrosivos e anti-espumantes que atuam durante o abastecimento, reduzindo o tempo de parada e garantindo total enchimento do tanque.
Diesel Premium
Segundo a BR Petrobras, esse tipo de diesel, que também conta com aditivos multifuncionais, oferece melhor desempenho e maior proteção ao motor. Seu principal diferencial é o número maior de cetano (hidrocarboneto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel), mínimo de 51, enquanto o diesel S-10 tradicional apresenta mínimo de 48.