A maioria das empresas tem dificuldades em reunir informações para a tomada de decisão. Esta dificuldade pode ser por falta de ferramentas que auxiliem na captura de dados de indicadores ou por outros motivos, como a falta de capacitação dos funcionários. Em grande parte das empresas, as decisões são baseadas nos resultados financeiros de forma sintética, sem levar em consideração outros fatores importantes. Para que a empresa tome decisões mais assertivas, é necessário o uso de indicadores que permitam uma visão sistêmica. Estes indicadores precisam ser aplicados de forma analítica, expondo um cenário que demonstra a realidade financeira, econômica e produtiva da empresa, propiciando assim, o surgimento de um ambiente favorável para a tomada de decisão de forma racional. A falta de indicadores analíticos dificulta tanto a análise da lucratividade da empresa quanto outros fatores primordiais referentes a sua administração.
Sobre a classificação dos indicadores, analise as afirmações a seguir.
Os indicadores de produtividade são utilizados para medir a lucratividade da empresa, preocupam-se em garantir que a empresa esteja lucrando com as decisões que toma.
Os indicadores de verificação são utilizados para medir as causas durante o processo produtivo e podem gerar ações corretivas que influenciam no resultado do produto ou serviço entregue.
Os indicadores de controle são utilizados para medir o efeito ao final do processo produtivo o que pode gerar aceitação ou rejeição do produto ou serviço entregue.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
B - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
C - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
E - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A letra B)
- Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Explicação:
Indicadores são formas de representação quantificáveis usadas para medir a qualidade relativa de um produto, serviço, item, operação, processo ou sistema. Os indicadores podem ser classificados em: itens de verificação: medem as causas; durante o processo podem gerar ações corretivas que influenciam no resultado; itens de controle: medem o efeito ao final do processo; podem gerar aceitação ou rejeição do produto ou serviço. A afirmativa I não é verdadeira, pois se refere a indicadores de lucratividade e não de produtividade.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás