Diante disso e com base no que estudamos sobre pontuação, corrija texto abaixo decidindo os lugares onde colocar corretamente as pontuações indicadas. Copie e cole o texto no espaço de resposta. Depois, faça o que se pede.
a) Divida o texto em parágrafos, pulando 1 linha e inserindo o recuo (espaço) na primeira linha.
b) Insira as letras maiúsculas e acrescente pontos finais ( . ) quando necessário, de acordo com as regras de pontuação.
c) Insira travessões ( - ), exclamações ( ! ) e interrogações (? ) quando necessário.
TEXTO
depois que a silhueta do doutor Q.I. desapareceu, miguel ficou um longo tempo com os olhos pregados no vídeo apagado do intercomunicador ele não sabia se era dia ou noite, pois não tinha ideia de quanto tempo permanecera cloroformizado ainda sentia enjoos, mas agora tinha vontade de vomitar pelo que acabara de ouvir Uma sociedade de formigas obedientes Era isso que estava reservado à espécie humana com a Droga da Obediência. e ele, miguel, talvez fosse o único que podia fazer alguma coisa contra aquela barbaridade. Mas, o que fazer Estava trancado naquele quarto, como numa prisão
(...)
me larga, seu gorila – falou Magri com raiva. – me solta
Fique quieta, menina! – falou Andrade com firmeza. – Eu não quero lhe fazer mal!
(...)
tinha agarrado o jovem mendigo com uma das mãos e a garota mendiga com a outra por mais que se debatessem, os dois esfarrapados não conseguiam soltar-se Fiquem quietos! – falou Andrade nervoso. – não tenham medo eu sei quem vocês são — berrava o detetive sabe nada! — berrava de volta o mendigo. — Nós somos dois pobres mendigos não fizemos nada O senhor não pode prender a gente! – falou se debatendo.
Eu não estou prendendo ninguém vocês são dois dos estudantes sequestrados, não são Você é a Magrí e você é o Crânio! esse disfarce não engana meu faro de detetive. Quero falar com vocês. Fiquem quietos – falou nervoso.
Respostas
Resposta:
depois que a silhueta do doutor Q.I. desapareceu, Miguel ficou um longo tempo com os olhos pregados no vídeo apagado do intercomunicador, ele não sabia se era dia ou noite, pois não tinha ideia de quanto tempo permanecerá cloroformizado. Ainda sentia enjoos, mas agora tinha vontade de vomitar pelo que acabara de ouvir. Uma sociedade de formigas obedientes. Era isso que estava reservado à espécie humana, com a Droga da Obediência. E ele, Miguel, talvez fosse o único que podia fazer alguma coisa contra aquela barbaridade. Mas, o que fazer? Estava trancado naquele quarto, como numa prisão.
(...)
Me larga seu gorila! – falou Magri com raiva. – me solta!!!
Fique quieta, menina! – falou Andrade com firmeza. – Eu não quero lhe fazer mal!
(...)
Tinha agarrado o jovem mendigo com uma das mãos e a garota mendiga com a outra, por mais que se debatessem, os dois esfarrapados não conseguiam soltar-se. Fiquem quietos! – falou Andrade nervoso. – não tenham medo eu sei quem vocês são — berrava o detetive— sabe nada! — berrava de volta o mendigo. — Nós somos dois pobres mendigos não fizemos nada! O senhor não pode prender a gente! – falou se debatendo.
Eu não estou prendendo ninguém, vocês são dois dos estudantes sequestrados, não são? Você é a Magrí e você é o Crânio! esse disfarce não engana meu faro de detetive. Quero falar com vocês. Fiquem quietos! – falou nervoso.
Nota:
Eu acho que está tudo certo ksks