As primeiras migrações pré-históricas para a América ocorreram somente depois do estabelecimento de colônias neolíticas na África e na Ásia. é verdade???
Respostas
Resposta:
As migrações pré-históricas para as Américas ocorreram em ondas entre 20 mil e 8 mil anos antes de Cristo, com registros de 30.000 a.C. contradizendo que só chegaram perto de 13.000 a.C. . Ocorreram quando as condições climáticas do planeta permitiram cruzar a Ásia para o América do Norte pelo Estreito de Bering quando ocorreu o resfriamento do planeta, os níveis dos oceanos eram mais baixos e o gelo formava "pontes" entre as ilhas do estreito. No Brasil a datação mais segura é entre 12 mil e 13 mil antes de Cristo, podendo existir fósseis humanos mais antigos ainda em estudos para confirmação.
Explicação:
A divisão da pré-história é atualmente do ponto de vista da visão Europa-África. Um exemplo são os Incas, Maias e Astecas que só dominavam as técnicas do ouro, prata e do cobre e não do ferro e já tinham escrita avançada, faziam grandes edifícios, grandes cidades, contavam a passagem do tempo com precisão e foram civilizações complexas e de grande extensão territorial. De modo aproximado o período Paleolítico tem início com os primeiros hominídeos que utilizaram a pedra lascada até aproximadamente 10.000 anos a.C. O período Mesolítico vai de aproximadamente 10.000 a.C. até 8.000 a.C. com instrumentos de pedra polida mais bem acabada. De 8.000 a.C. até 3.000 a.C. começou o Neolítico com a transição de povos caçadores-coletores para agricultores e pastores e uso da cerâmica bem desenvolvida. A era do Bronze foi perto de 3.000 a.C. até 1.300 a.C. e a do ferro entre 1.300 a.C. até 900 a.C. Portanto não de pode afirmar que a migrações pré-históricas só ocorreram para as Américas só após o surgimento de colônias neolíticas na África e Ásia. Os primeiros foram coletores-caçadores e mais tarde se estabeleceu a agricultura, como a do milho. O assunto ainda não se encerrou.