Não podemos negar a importância de Émile Durkheim (1858-1917) para a Sociologia. Em seus escritos, Durkheim quer abordar a sociedade como um fato sui generis, ou seja, único, que não pode ser reduzido a outros fatos. Sobre esse autor e a Sociologia como ciência, analise em "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso.
( ) O comportamento que Durkheim apontou - irmão, marido, cidadão - são ideais da sociedade. Cada sociedade produz seus ideais e os homens aprendem estes ideais e passam a se comportar de acordo com eles. Por esta razão, ele afirma que certas formas de "agir, pensar e sentir" não são definidas pelo próprio indivíduo, que elas foram definidas fora do indivíduo, foram definidas pela sociedade, ou melhor dizendo, pela consciência coletiva de uma dada sociedade.
( ) Durkheim afirma que a consciência coletiva é uma entidade sui generis formada não somente pela simples soma das consciências individuais, isto é, pelos indivíduos, mas pela forma como os indivíduos se juntam para formar o corpo social. A consciência coletiva, neste sentido, é formada quando as consciências individuais se fundem de uma determinada maneira que resulta em algo novo, em um novo ser, que a partir de então penetra e molda as consciências individuais e acaba sendo o elemento fundamental para a manutenção da coesão social e é responsável por ligar uma geração à outra. Assim, a sociedade molda os indivíduos.
( ) Para Émile Durkheim não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas o contrário, é o seu ser social quem determina a própria consciência. A partir dessa relação as classes sociais são formadas e vivem antagônicas, numa contradição fundamental, principalmente e de forma resumida no capitalismo, na sociedade burguesa, a partir das relações de produção que são chamadas pelo autor de: solidariedade.
Assinale a alternativa com a sequencia CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
Respostas
Resposta:VVF
Explicação:Vários indivíduos formam consciência coletiva essa consciência impõe certas normas e você deve aceitar querendo ou não marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto relações sociais e a luta de classes , para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que tange relações sociais
Émile Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias - V-V-F.
Por isso, elas se interligam até mesmo as regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.
A partir dessa base, a consciência coletiva funciona como uma entidade que não se forma sem complexidade, elas se baseiam no fato social que possui três características, sendo elas: as Influências sociais; as Influências culturais; e por fim, as Influências religiosas.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/13136102