As empresas do agronegócio devem adequar a sua estrutura organizacional para a nova realidade sustentada no âmbito competitivo. Dessa forma, a dinâmica de cada segmento produtivo influencia e é influenciada pelos padrões de mudanças tecnológicos dos outros segmentos, por meio da inovação e mudança em preços relativos e demanda derivada. Esses agentes contribuem ou interferem de alguma maneira no produto final. Essas relações são explicadas pelas cadeias produtivas, sendo operações organizadas de forma vertical e percorridas desde a produção até sua distribuição, podendo ser coordenadas via mercado ou por meio da intervenção dos diferentes agentes que participam da cadeia.
FARINA, E.M.M.Q.; ZYLBERSZTAJN, D. Organização das cadeias agroindustriais de alimento. In: Anais do Encontro Nacional de Economia. São Paulo: 1992, p. 189-207.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A eficácia de uma cadeia produtiva está relacionada com a capacidade de fornecer produtos/serviços adaptados aos consumidores e a capacidade de coordená-los, disponibilizando ao consumidor.
PORQUE
II. Cadeias produtivas é um fluxograma de produção onde retratam todas as etapas da empresa rural, passo a passo mostrando o fluxo de atividade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta:
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Pág 63 - O conceito de cadeia produtiva agropecuária sob o fundamento teórico de agronegócio é definido como um arranjo das atividades produtivas, interligadas entre si, desde o fornecimento dos insumos, o setor agropecuário, beneficiamento/industrialização, a distribuição dos bens e/ou serviços, até chegar ao consumidor final.
Pág 66 - Muitos confundem cadeia produtiva com um fluxograma de produção ou de industrialização, embora com desenhos parecidos as cadeias produtivas agropecuárias são compostas de atividades agropecuárias, industriais e de serviços que mantém sinergias de caráter tecnológico, comercial e econômico; cuja matéria--prima principal é oriunda da agropecuária.