• Matéria: Psicologia
  • Autor: agdafcarvalho972
  • Perguntado 3 anos atrás

Felipe e Joaquina são divorciados e, desde a separação, eles têm diversos desacordos, relacionadas à convivência dos filhos, valor de pensão e divisão de patrimônio. Como há filhos envolvidos, o Ministério Público necessariamente seria acionado, o que leva a resolução para dentro do Poder Judiciário. Nesta seara, com o intuito de realizarem a autocomposição de conflitos, qual método seria adequado para buscarem uma solução mais célere?.

Respostas

respondido por: freetalentup
0

A partir das ideias propostas e discutidas no âmbito do Processo Civil, podemos apontar que a "CONCILIAÇÃO" seria o método adequado e célere para solucionar o impasse entre o casal Felipe e Joaquina.

Isso porque a "Conciliação" é a forma mais adequada para os casos em que  as partes queiram e precisem dar fim imediato ao conflito, não existindo convivência posterior entre os envolvidos. É a forma mais célere pois, na conciliação, um terceiro adota uma posição mais ativa, neutro e imparcial em relação ao conflito. Esse "terceiro" facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito.

Outra forma de tratar a questão do casal seria por "MEDIAÇÃO", aconselhada nas situações em que as partes tem intenção de manter um relacionamento duradouro, nos quais exista relação cordial ou desejo de que tal relacionamento perdure. Entretanto esse método, diante dos conflitos expostos na tarefa, tende a ser mais demorado.

Perguntas similares