• Matéria: História
  • Autor: joscyaraujo54
  • Perguntado 3 anos atrás

resumo do texto Olhos d"agua​


Anônimo: Resenhando Olhos d’água O texto “Olhos d’água” escrito por Conceição Evaristo, foi lançado em 2014 como um dos contos reunidos no livro Olhos d’água, o texto conta em aproximadamente duas páginas e meia a história de uma mulher que relembrando sua infância se dá conta de que não sabe qual é a cor dos olhos de sua mãe.

Respostas

respondido por: SamWong
4

Resposta:

Em Olhos d'água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

Em Olhos d'água, lançado em 2014, a escritora reúne 15 contos que evidenciam a violência urbana que atinge negras. Nas histórias, a autora expõe o cotidiano de mulheres que sofrem com a miséria e a exclusão social. Narrado por uma das sete filhas dessa mulher, o texto cria uma empatia entre o leitor e as personagens.

Explicação: Espero ter ajudado.


joscyaraujo54: muitooo obbgg
SamWong: Não há de quê.
respondido por: heloisagoncalves745
0

O texto Olhos d'água, de Conceição Evaristo, pode ser resumido a partir das tentativas da autora, desde menina, de descobrir a real cor dos olhos de sua mãe, isso porque estavam quase sempre marejados devido às dificuldades de uma vida pobre, ao passo que, já adulta, ela chega a conclusão de que eles tinham a cor de rios caudalosos.

Olhos d'água, de Conceição Evaristo

A narrativa tem início com as descrições sobre a mágica da vida muito pobre vivenciada pela autora brasileira em sua infância, onde faltava uma habitação segura e alimentação farta, porém, havia magia de sobra nas atitudes de uma mãe amorosa que era entendida como uma rainha pelas filhas, que as amava e criava fantasias com elas acerca de uma vida ideal.

Para Conceição Evaristo, dentre as passagens mais marcantes de sua mãe estão suas preces durante as chuvas para que a casa onde moravam não cedesse. Ela relata que as lágrimas da mãe se misturavam a chuva, assim, ela tinha olhos d'água.

Aprenda mais sobre as obras de Conceição Evaristo: brainly.com.br/tarefa/39198565

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares