Quais foram as grandes transformações sofridas na Idade média, que levaram a Europa à expansão marítima?
Respostas
Resposta:
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Explicação:
Resposta:
Com a ascensão do feudalismo, houve uma supressão de muitas cidades, concentrando a população em feudos, pequenas porções de terra voltadas para produção agrícola. Além disso, a Igreja Católica exercia grande influência na sociedade europeia até 1054, quando ocorreu a Cisma do Oriente, causando a criação da Igreja Ortodoxa. Assim, Europeus sem posses iriam ao Oriente pelas riquezas, a Igreja Católica visava expandir seu poder, o Império Bizantino queria conter o avanço muçulmano e cidades italianas como Gênova e Veneza visava expandir seus lucros com a abertura do Mediterrâneo.
Tais fatores motivaram as cruzadas e, com isso, a sociedade europeia saiu das limitações dos feudos e voltou-se para as cidades, criando os burgos, graças à burguesia, classe que ascendeu após abertura comercial das cruzadas. Com os burgos em expansão, foram formados os primeiros Estados Nacionais, concentrando o poder monárquico, possibilitando, enfim, a expansão marítima.