A acústica está presente na música, principalmente quando estudamos a formação de ondas estacionárias. As ondas estacionárias são produzidas quando alguma condição de contorno restringe a propagação do som, nesse caso, uma onda incidente e uma onda refletida produzem interferência mútua, desse modo, sob certas condições, são formados os harmônicos. Imagine uma situação hipotética em que um indivíduo, ao participar de uma orquestra sinfônica, está tentando diferenciar cada instrumento musical através de sua audição. Isso é possível, devido ao (à):
diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical.
timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais
Respostas
Resposta:B
O Timbre é a qualidade que permite distinguir os sons com a mesma altura e a mesma intensidade (somatório das frequências harmônicas).
Explicação:
É possível diferenciar cada instrumento musical através de sua audição devido ao timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes, segunda alternativa é a correta.
Vejamos em detalhes cada item que corresponde a uma característica da onda sonora:
A) Independente de cada instrumento, a velocidade do som é igual para todo o tipo de som e todo o instrumento. Essa velocidade é de aproximadamente 343 m/s.
B) Timbre é a característica do som que permite distinguir um som de mesma frequência, potência, intensidade sonora emitido por dois instrumentos diferentes, ou seja, uma guitarra e um piano, por exemplo.
C) A pressão sonora é a capacidade que o som possui de agitar menos ou mais as partículas de ar, causando menos ou mais pressão sonora nos ouvidos ao ouvir um som.
Um som muito baixo, que não escutamos, possui pouca pressão sonora, está abaixo do limiar da audição. Assim como um som muito alto, possui muita pressão sonora e está no limiar da dor.
D) Intensidade se refere a quão "alto está o som" ou seu "volume". Equivale a ajustar o som de volume de um aparelho emissor.
E) A altura do som está ligado a sua frequência. Sons com frequências mais altas são agudos - estridentes e sons com frequências baixas são graves.
Veja mais sobre sons graves que o ser humano pode ouvir aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46834623