• Matéria: História
  • Autor: jv3040
  • Perguntado 3 anos atrás

O texto apresenta informações sobre o imperialismo, no contexto do século XIX.Durante o século XIX, as nações imperialistas europeias justificaram seu poderio sobre grande parte do continente africano afirmando: “Age-se, assim, para o bem de todos. A Europa não abandonará, absolutamente, sua autoridade colonial. Ela está no comando e no comando deve permanecer".SARRALT, Alberte. Grandeza y servidumbres coloniales, 1931. Apud: BRUIT, Hector. O imperialismo. São Paulo/Campinas: Atual/Editora da Unicamp, 1987, p. 11.Considerando o período do século XIX e tendo como base a análise do texto, a respeito dos impactos do imperialismo sobre as regiões dominadas, pode-se afirmar que.

o discurso civilizatório serviu de base para justificar a ação imperialista europeia sobre as populações africanas e asiáticas.

o imperialismo europeu promoveu a distribuição igualitária dos lucros do comércio entre as nações colonizadas e as colonizadoras.

a ação imperialista europeia contribuiu para o desenvolvimento social da África e da Ásia, fornecendo apoio financeiro aos povos locais.

os povos africanos e asiáticos defenderam, em sua totalidade, a ação imperialista europeia sobre seus territórios.

Respostas

respondido por: ericlp90
1

Sobre o imperialismo no século XIX é possível afirmar:

o discurso civilizatório serviu de base para justificar a ação imperialista europeia sobre as populações africanas e asiáticas.

O imperialismo foi uma política de caráter exploratório e realizado de forma bastante agressiva, atuando nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e políticos.

É possível dizer que diversas das dificuldades encaradas em muitos lugares destes continentes são provenientes do imperialismo europeu realizado na África e Ásia.

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares