Com o objetivo de romper com a dualidade e fragmentação entre campo de pesquisa e campo aplicado, séria correto afirmar que.
Deveria buscar aproximações possíveis entre o campo de pesquisa e de intervenção profissional, buscando a integração teoria e prática.
Respostas
Sua pergunta não está completa, então tentarei ajudar-lhe:
A dualidade se refere ao ensino básico e ensino profissional, que para alguns educadores causa uma desigualdade no ensino, inclusive por classes. Assim, o ensino básico seria desenvolvido para o ensino superior, por meio de vestibulares. Já o ensino profissional visa a saída do ensino médio com uma profissão técnica, projetando para o mercado de trabalho.
A fragmentação se refere aos conteúdos de ensino, que poderiam incluir parcerias com outras instituições e estudo a distância, abdicando de aproximadamente 600 horas no ensino médio, segundo a professora Marise Ramos. A dualidade do ensino viria da fragmentação de conteúdos, com currículo flexível, em que o aluno escolheria sua formação própria.
Segundo COMITRE e FREITAS (2020), o rompimento da dualidade e fragmentação dos conteúdos escolares ajuda na convergência de conteúdos, integrando conhecimento, quando estudantes utilizam o currículo básico e técnico. O contexto foi melhor compreendido pois envolveu características das comunidades, além da estrutura existente.
Ainda, segundo os autores, "a pesquisa, isoladamente, não oportuniza uma interdisciplinaridade em sua totalidade. Isso porque, segundo Ferreti (2016), a interdisciplinaridade transcende a justaposição de campos-disciplinares relacionados a temas escolhidos."