A efemeridade, nas exposições, exige procedimentos projetuais nos espaços em que se atenuam a definição da linguagem e com o design de uma exposição museológica, aberta ou fechada, a qual abrange a criação de circuitos, suportes expositivos, recursos multimeios e o projeto gráfico. Além disso, deve-se resolver os aspectos comunicacionais – programação visual, diagramação de textos, imagens, legendas e entre outros, alcançando a aproximação e o entendimento de quem for vivenciar a exposição. Assim, podemos observar os pontos importantes para se conceber um projeto expográfico com efemeridade, tais como os elementos comunicacionais, que auxiliam na exposição de um conteúdo ou pesquisa para com o público.
GALLETTE, Simone Reis Roque e OLIVEIRA, Bruno Augusto. Design efêmero. Maringá - PR: UniCesumar, 2017
Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir.
I - O projeto expográfico ocorre na busca das relações informais para expressar o conteúdo proposto, utilizando-se dos elementos estruturados.
II - Para um bom projeto, segundo Cury (2005), deve-se estudar os elementos estruturadores da expografia enquanto linguagem que representa a mediação entre a pesquisa, o museu, o patrimônio cultural e o público.
É correto afirmar que:
mariaeduardasi2070:
A 1 é falsa e a 2 é verdadeira livro design efêmero unicesumar pág 90
Respostas
respondido por:
5
Diante do exposto no texto da tarefa, e também dos estudos dissertados por Cury (2005), é correto afirmar que: para um bom projeto, deve-se estudar os elementos estruturadores da expografia enquanto linguagem que representa a mediação entre a pesquisa, o museu, o patrimônio cultural e o público.
Portanto, o item "II" é a afirmativa correta.
Nas palavras da própria Cury: "Se considerarmos uma exposição como obra (e a considero), a experiência do público ocorre pela apreciação que ele faz a partir de seu universo referencial, criando uma síntese subjetiva".
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás