[Texto para questão 1 e 2] Vamos retomar a história do nosso amigo Juninho, o rapaz que adora fazer atividade física e tem corpo de atleta. Suponha que certo dia, na academia, Juninho tenha comentado com um amigo que, após uma série de 50 burpees (exercício físico que se você fizer 10, já está morrendo), seu coração parecia uma bomba prestes a explodir, de tão rápido que estava batendo. O amigo olhou estranho para ele e perguntou qual era a relação entre uma bomba e o coração.
1. Elabore uma resposta sobre a relação entre um coração e uma bomba, a fim de esclarecer a dúvida do amigo de Juninho. Na sua resposta, você deve destacar os eventos relacionados ao ciclo cardíaco e quem é responsável por permitir que estes eventos ocorra. *
2. Esta percepção de Juninho relacionada ao coração prestes a explodir, é devida ao aumento da frequência dos batimentos cardíacos ao final da série realizada. Explique a que se deve este aumento da frequência cardíaca, incluindo na sua resposta quem é o responsável por reduzir a frequência cardíaca a valores normais quando Juninho fica alguns minutos em repouso.
Respostas
Resposta:
Resposta 1: O coração é relacionado a uma bomba devido ser responsável por bombear sangue para o todo corpo de forma ininterrupta e sincronizada.
Resposta 2: O aumento da frequência cardíaca ocorre devido o espessamento do músculo cardíaco, falta de oxigenação e diminuição da circulação sanguínea. A frequência cardíaca é recuperada devido a reativação da atividade parassimpática e redução da atividade simpática.
Explicação:
O coração é responsável por manter a circulação e a nutrição de todos os sistemas do corpo. Muitas vezes, o coração é relacionado a uma bomba, isto é, um sistema que trabalha de forma ininterrupta e sincronizada afim de bombear sangue para todo o corpo. Esse bombeamento ocorre de forma dupla, o lado esquerdo bombeia sangue oxigenado e o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões. Esse processo ocorre devido a presença de válvulas, átrios e ventrículos.
Quando ocorre alguma alteração no organismo, os batimentos cardíacos podem se tornar desordenados, mais rápidos (aumento da frequência cardíaca) ou mais lentos, a chamada arritmia. Essas alterações podem ocorrer durante atividades físicas provocadas pelo espessamento do músculo cardíaco, falta de oxigenação e diminuição da circulação sanguínea.
Após o ritmo intenso de exercícios. a frequência cardíaca reduz a valores normais após um período de repouso. Isso ocorre devido a reativação da atividade parassimpática e redução da atividade simpática.