1. São características da colonização portuguesa no Brasil: * 1 ponto a) exploração de recursos minerais, utilização do trabalho livre e predominância da pequena propriedade. B) divisão da metrópole em lotes de iguais proporções, dispersão entre os núcleos coloniais e comercialização do café. C) realização do pacto colonial, emprego da mão de obra escrava e predomínio da monocultura. D) divisão do território brasileiro, exploração familiar da terra e ênfase na implantação de manufaturas. E) subordinação política à aristocracia rural portuguesa, monopólio comercial e sociedade igualitária.
Respostas
As características da colonização portuguesa no Brasil são representadas por: realização do pacto colonial, emprego da mão de obra escrava e predomínio da monocultura (letra C).
Letra C: realização do pacto colonial, emprego da mão de obra escrava e predomínio da monocultura.
Isso ocorre porque o pacto colonial foi uma forma que Portugal encontrou para explorar com exclusividade todos os recursos naturais do Brasil.
Ainda, vale destacar que os portugueses exploravam a mão-de-obra dos índios (povos nativos) e escravos (trazidos da África). Desse modo, tanto os índios quanto os escravos eram obrigados a realizar trabalhos forçados.
Por fim, a monocultura era representada pela plantação de apenas uma cultura. E a cana-de-açúcar, por exemplo, era uma dessas culturas exploradas pelos portugueses.
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!