• Matéria: Filosofia
  • Autor: erubin
  • Perguntado 3 anos atrás

Um elemento de ruptura da Antiguidade em relação à Idade Média é a mudança da concepção acerca do tempo. Para os gregos antigos, o templo era cíclico enquanto que para a cristandade medieval o tempo é linear. A obra de Agostinho, enquanto filósofo cristão, se alinha a essa última concepção de tempo. Assinale a alternativa que expressa corretamente o elemento da obra agostiniana que se refere à concepção linear do tempo:​

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
5

Resposta:

Opção correta é a letra B

Explicação:

Você esqueceu de colocar as opções, todavia vou colocar aqui para facilitar seu entendimento: ''a)

O conceito de Cidade de Deus em oposição à CIdade dos homens.

b)

A imortalidade da alma conforme criada por Deus.

c)

A concepção agostiniana de razão.

d)

O conceito de felicidade de Agostinho.

e)

A concepção da superioridade da alma em relação ao corpo.''

Santo Agostinho adotou os pensamentos Platônicos em relação a alma e o conhecimento do mundo. Para Platão o mundo era um reflexo imperfeito de uma realidade perfeita e imóvel, nós conhecemos por um processo chamado ''reminiscência''.

Esse processo é uma lembrança da realidade perfeita, pois nossa alma sendo imortal e eterna existia no mundo das ideias (Mundo perfeito) e somente depois veio para cá.

Agostinho admite que há dois mundos: Um eterno e um temporal. Todavia o tempo em Santo Agostinho é apenas uma percepção mental, onde a nossa alma em busca de sua perfeição move-se para Deus e ao se mover (Buscar) para Deus dá o sentimento de tempo passado.

Por isso o tempo está relacionado com a mudança que ocorre em cada homem.

Perguntas similares