• Matéria: Saúde
  • Autor: priscila9860
  • Perguntado 3 anos atrás

Um dos critérios para classificação dos epitélios são as especializações da membrana apical, como por exemplo, os cílios. A movimentação dos cílios é devido a uma organização especial de elementos do citoesqueleto que formam uma estrutura conhecida como axonema. Considerando a sua estruturação e presença em determinados epitélios de revestimentos, como as alterações em sua função poderiam alterar a morfofisiologia do epitélio e comprometer as funções em determinados pacientes?
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I - O axonema consiste em nove pares periféricos e em um par central de microtúbulos. Os microtúbulos de cada dupla periférica são adjacentes e um deles compartilha uma porção da parede com o outro. O microtúbulo completo, com 13 protofilamentos, é o microtúbulo A, e o microtúbulo com 10 protofilamentos é o B. Filamentos radiais projetam-se da subunidade A em direção à bainha central que circunda o par central. Projetando-se aos pares, ao longo dos microtúbulos A e em direção aos microtúbulos B das duplas vizinhas, há as proteínas motoras dineínas. Com a ligação de ATP, as dineínas interagem com os microtúbulos B e, com a hidrólise do ATP, elas se deslocam ao longo desses microtúbulos em direção à base do cílio. Como os microtúbulos estão fixos em suas posições pelas proteínas associadas, entre elas, a nexina, que liga as duplas vizinhas, os microtúbulos A não podem deslizar com esse movimento, e as duplas dobram-se, curvando o cílio. Quando os braços da dineína se soltam da subunidade B, o cílio retorna à posição retilínea promovendo o movimento de partículas na superfície.



PORQUE



II - A Discinesia ciliar primária (DCP) é uma doença autossômica recessiva, onde as dineínas não são sintetizadas normalmente caracterizando a deficiência na motilidade de cílios e flagelos, o que torna os tecidos epiteliais ciliados propensos a lesões. Os pacientes com DCP podem apresentar principalmente rinossinusite, mas também bronquite crônica, pneumonia, bronquiectasia, enfisema, atelectasia, tosse, pólipos nasais, hidrocefalia, otite média com perda auditiva, intolerância ao exercício, infertilidade nos machos e subfertilidade nas fêmeas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

c.
As asserções I e II são proposições falsas.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: valdilenepimentelrei
2

letra: as asserções I e II são proposições verdadeiras , e a II é uma justificativa correta da I

respondido por: FernandaBattistetti
1

Resposta:

as asserções I e II são proposições verdadeiras , e a II é uma justificativa correta da I

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA.

Perguntas similares