Artigo de opinião: O progresso da ciência Por Tatiana Roque – 17/06/2018 0:00 Uma artimanha para enfraquecer as instituições públicas de ensino e ciência, reduzindo seu orçamento, é apresentá-las como dissociadas da sociedade, sorvedoras de recursos e descompromissadas com o desenvolvimento social e econômico. Para desmontar essa armadilha, a comunidade acadêmica precisa iluminar as pontes que ligam o conhecimento aos avanços do país. A universidade será mais forte quanto mais parecer robusta, transparente e útil aos olhos da população. O Brasil produz a maior parte de suas vacinas, economiza importações e erradica doenças. No auge da Zika, encontramos uma resposta rápida para a relação com a microcefalia. Ficamos fortes na indústria de medicamentos e na inovação em petróleo e gás. Tudo surgiu de arranjos entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo. Nossas instituições sofrem com cortes de verba quando mais precisam caminh
Respostas
respondido por:
1
A visão defendida pela autora Tatiana Roque em seu artigo de opinião "O progresso da ciência" trata-se da dificuldade de estabelecer um vínculo entre empresa, universidade e sociedade.
Além disso, a autora começa seu artigo contrapondo visões diferentes das quais a mesma tenta defender. Demonstrando que não é difícil estabelecer esse vínculo entre empresa, universidade e sociedade, o grande problema a é a falta de vontade política para tal.
Outra característica do artigo de opinião é o vocabulário utilizado, que atende a regra de escrita formal, para mostrar que a autora tem autoridade sobre o assunto que colocou em pauta no seu artigo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás