Duas subáreas da mecânica (que é um ramo da física), cinética e cinemática, podem trazer importantes contribuições para o professor de educação física, dando subsídios para melhor análise do movimento humano e, consequentemente, atuar com mais precisão em suas intervenções. Considerando essas subáreas da mecânica, cinética e cinemática, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente.
I. Mecanicamente, pode-se definir movimento como a mudança de posição de um corpo ou objeto no espaço, sendo que o ser humano se movimenta para mudar a posição de partes do corpo (segmentos) ou do corpo todo no espaço, a fim de interagir com os objetos, com outras pessoas e com o ambiente. Simplificadamente, pode-se dizer que as forças que geram o movimento humano são consequência de ações de puxar ou empurrar, sendo o campo da Cinética o responsável pelo estudo dessas forças associadas ao movimento.
II. Ao estudar cinemática, o professor de educação física adquire conhecimentos que lhe permitirão descrever com precisão aspectos espaciais e temporais do movimento humano, como por exemplo, avaliar o tempo, a distância percorrida, a rapidez e aceleração de um corredor ou, ainda, a altura, o alcance e o tempo de voo em um salto.
III. Estudos embasados na cinética do movimento sempre envolvem a descrição de variáveis como altura, velocidade e distância atingida. Sendo assim, no contexto da execução de um exercício físico ou uma habilidade esportiva, a análise cinética auxilia o professor de educação física, já que a mesma descreve a forma ou a técnica do movimento.
IV. A análise cinemática de um movimento é responsável por descrever as forças que atuam sobre um corpo para gerar o movimento, bem como as forças resultantes do movimento desse corpo. Em biomecânica, a cinemática investiga a quantidade de força necessária para os músculos gerarem o movimento, e como essas forças interagem com o ambiente. Um exemplo de grandeza cinemática é a força de reação do solo.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
I e II, apenas.
C)
III e IV, apenas.
D)
I, II e III, apenas.
E)
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
I E II
EXPLICAÇÃO:• Cinemática: estudo do movimento sem a referência às suas causas, ou seja, sem a
preocupação de analisar as forças que induzem o movimento ou que dele resultam
(HALL, 2016, p. 15).
A análise cinemática investiga características espaciais e temporais do movimento,
preocupa-se com a descrição de sua forma, tamanho, cronologia e sequenciamento, sem referência às forças que o determinam. Estudos cinemáticos do movimento
são responsáveis pela descrição de variáveis como altura, velocidade e distância
atingida. Num contexto da execução de um exercício físico ou uma habilidade esportiva, a análise cinemática descreve a forma ou a técnica;
• Cinética: estudo das forças associadas ao movimento (HALL, 2016, p. 15).
A força que gera um movimento pode ser uma ação de puxar ou empurrar (de
acordo com o que estudamos sobre as leis de Newton). A análise cinética de um
movimento é responsável por descrever as forças que atuam sobre um corpo para
gerar o movimento, bem como as forças resultantes do movimento desse corpo.
Em biomecânica, a cinética investiga a quantidade de força necessária/ideal
para os músculos gerarem o movimento, e como essas forças interagem com o
ambiente (força de reação do solo, por exemplo)