A proposição de "trabalho em grupos" é popular entre os professores, sendo uma prática bastante presente na escola. Sobre essa prática, leia e analise as afirmativas abaixo: I – Agrupamento por amizade: é comum, por exemplo, que professores organizem grupos de alunos tomando como critério o fato de que já se conhecem e mantêm relações de amizade. Trabalhar entre amigos pode garantir um ambiente agradável e acolhedor, mas não necessariamente ajuda no avanço de todos. II – Agrupamento por comportamento: muitas vezes, na tentativa de controlar a agitação da sala, os professores organizam os agrupamentos por perfis comportamentais: os que ficam mais quietos trabalham juntos, apartados dos que são considerados mais agitados. III – Grupamento por proximidade cognitiva: solução adotada com frequência pelos professores é a de aproximar, em um só grupo, os alunos que sabem mais e, em outro, os que sabem menos. Porém, ao fazer isso, muitas vezes o docente não considera que reunir pessoas que sabem realizar as mesmas atividades individualmente não favorece o seu desenvolvimento. IV - Agrupamento por diferenças cognitivas: ao que tudo indica, o agrupamento por diferenças parece ser o mais interessante, porque não restringe os alunos em seus níveis reais de desenvolvimento, mas os apoia, com parcerias e recursos didáticos, para que possam ir além do nível real de desenvolvimento, e construir, com esse apoio, soluções que talvez não seriam criadas se estivessem sozinhos. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
Explicação:
A proposição de "trabalho em grupos" é popular entre os professores, sendo uma prática bastante presente na escola. Sobre essa prática, leia e analise as afirmativas abaixo:
I – Agrupamento por amizade: é comum, por exemplo, que professores organizem grupos de alunos tomando como critério o fato de que já se conhecem e mantêm relações de amizade. Trabalhar entre amigos pode garantir um ambiente agradável e acolhedor, mas não necessariamente ajuda no avanço de todos.
II – Agrupamento por comportamento: muitas vezes, na tentativa de controlar a agitação da sala, os professores organizam os agrupamentos por perfis comportamentais: os que ficam mais quietos trabalham juntos, apartados dos que são considerados mais agitados.
III – Grupamento por proximidade cognitiva: solução adotada com frequência pelos professores é a de aproximar, em um só grupo, os alunos que sabem mais e, em outro, os que sabem menos. Porém, ao fazer isso, muitas vezes o docente não considera que reunir pessoas que sabem realizar as mesmas atividades individualmente não favorece o seu desenvolvimento.
IV - Agrupamento por diferenças cognitivas: ao que tudo indica, o agrupamento por diferenças parece ser o mais interessante, porque não restringe os alunos em seus níveis reais de desenvolvimento, mas os apoia, com parcerias e recursos didáticos, para que possam ir além do nível real de desenvolvimento, e construir, com esse apoio, soluções que talvez não seriam criadas se estivessem sozinhos.
Assinale a alternativa correta: