PERGUNTA 4 Nas gramáticas normativas, “aí” é classificado como advérbio de lugar. Será que “aí” é sempre advérbio de lugar? Sempre expressa lugar? Sempre modifica um verbo? Porém, em análise sob a ótica dos estudos funcionalistas da língua, o termo pode ter outras funções, conforme a situação comunicativa. Assim, indique a alternativa em que o termo “aí” expressa sequenciador temporal. a. Era coisa gostosa. Hoje, se você vai numa festinha aí, numa festinha de rua aí, a gente vê é safadeza, é avacalhação. b. Onze e pouco da noite. Não tinha um hotel, não tinha nada pra dormir, que o único hotel da cidade estava fechado. Aí procuramos, procuramos, batemos nesse hospital, que é um hospital e maternidade. c. E a carne, tu compras um quilo e tu comes duas vezes, né? E o peixe não. O peixe é aquilo ali, num instantinho vai e pronto. É isso aí. d. “Ela está lá na casa da Maria dos Anjos”, disse uma outra amiga minha. Aí ela foi lá na casa da Maria dos Anjos, ver se eu estava... e. Eu cheguei em casa, eles estavam sentados no muro, né? Num muro alto. Eu disse: “meu filho, não senta aí que tu não estás com equilíbrio bom”.
Respostas
respondido por:
0
O termo “aí” expressa sequenciador temporal em:
d. “Ela está lá na casa da Maria dos Anjos”, disse uma outra amiga minha. Aí ela foi lá na casa da Maria dos Anjos, ver se eu estava...
Explicação:
É preciso marcar a opção em que "aí" NÃO seja advérbio de lugar nem esteja associado a um verbo. Na verdade, para ser um sequenciador temporal, esse termo precisa ter o sentido de "então", "a partir desse momento". Indica uma sucessão de ações, uma ação como consequência de outra.
É o que ocorre na frase do item D.
Nas outras opções, o sentido do "aí" é:
a. "se você vai numa festinha aí" => em qualquer lugar
b. "Aí procuramos, procuramos" => nesse momento
c. "É isso aí." => interjeição de afirmação ou reconhecimento
e. "não senta aí" => nesse lugar
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás