Respostas
Resposta:
O desemprego afeta milhões de pessoas pelo mundo, independentemente do grau de desenvolvimento de um país. Entretanto, os maiores números de cidadãos e cidadãs sem emprego formal localizam-se em países emergentes e/ou subdesenvolvidos, algo que preocupa organizações internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Ambas desenvolvem projetos em conjunto com os países mais afetados a fim de diminuírem-se as taxas de pessoas não atendidas formalmente pela economia do mercado de trabalho.
Leia também: Brasil: subdesenvolvido ou emergente?
Definição de desemprego
Como definição de desemprego, podemos citar o que está no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Segundo o dicionário, o desemprego “é a falta de emprego; situação em que parcela da força de trabalho não consegue obter ocupação”.
Essas definições simples e resumidas não traduzem a angústia de quem está desempregado, mas nos mostram o que, de fato, é o desemprego. Vale lembrar que essa “ocupação” a que o dicionário se refere é em relação ao emprego formal, sendo desempregado aquele(a) que não possui um emprego dessa forma.
O desemprego é sentido de várias formas, como pela falta de dinheiro.
O desemprego é sentido de várias formas, como pela falta de dinheiro.
Podemos definir desemprego também como sendo algo que atinge grande parte da população em idade ativa, a chamada População Economicamente Ativa (PEA), que, ao não conseguir empregos formais, passa a viver na informalidade, em subempregos, ou mesmo sem nenhuma ocupação. Em todos os casos, essas pessoas passam a integrar a População Economicamente Inativa (PEI).
Contudo, há casos em que os desempregados formais (aqueles que possuíam empregos com carteira assinada e demais garantias celetistas) encontram ocupação no mercado informal, como ambulantes, camelôs, autônomos, entre outros. Essas pessoas, mesmo estando empregadas informalmente (sem as garantias celetistas), podem ser consideradas desempregas por órgãos oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o IBGE, são consideradas desempregadas todas as pessoas acima de 14 anos que não estão trabalhando, mas que estão à procura de trabalho. Contudo, não basta não ter um emprego para ser considerado um desempregado. Há os casos de universitários que dedicam seu tempo somente aos estudos, donas de casa que não possuem emprego fora de seus domicílios, empreendedores informais etc.
Explicação: