A festa do dois de Julho vem, ao longo do tempo, notabilizando-se como um momento importante da memória oficial da Bahia. Sobre ela podemos afirmar:
(A) É o dia em que os Índios atacaram os inimigos colonizadores e conseguiram ajudar os baianos a expulsar os portugueses da Cidade de Salvador. Por isso estariam representados, como símbolos da festa, o caboclo e a cabocla.
(B) É uma festa religiosa que tem no dia do 2 de Julho o seu ritual mundano.
(C) Um ritual a serviço dos governantes eleitos, que mantêm as festas para testarem sua popularidade.
(D) É uma festa que celebra, além da expulsão da presença portuguesa colonizadora, vários aspectos da cultura religiosa e popular do povo baiano.
(E) Celebra a proclamação da República.
VALENDO 100 PONTOS, PLMDS ESTOU A 5 DIAS PROCURANDO ESSA RESPOSTA PFVRRRRR
Respostas
respondido por:
8
Analisando a história da Independência da Bahia (e do Brasil), podemos afirmar que a alternativa correta é a D: É uma festa que celebra, além da expulsão da presença portuguesa colonizadora, vários aspectos da cultura religiosa e popular do povo baiano.
❏ Como tudo ocorreu?
- Conhecida como "a Independência do Brasil na Bahia", a data de 2 de julho de 1823 desperta, todos os anos, festividades cívicas e culturais na Bahia.
- No contexto da Independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822, antes mesmo disso, grupos apoiavam os portugueses, provocando um conflito entre esse grupo e o grupo dos que apoiavam a independência, a libertação de Portugal.
- Participando disso, Madeira de Melo, comandante das armas da Província da Bahia, começou a inspecionar suas tropas para consolidar seu apoio a Portugal, e em 19 de fevereiro de 1822 se iniciaram os conflitos naquela região, entre tropas fiéis aos portugueses e tropas aliadas a D. Pedro I, que proclamaria a Independência meses depois.
- Começou então a resistência popular a Melo e aos fiéis aos portugueses, e vários conflitos se estenderam pelas cidades baianas, ao ponto da Corte Portuguesa enviar cerca de 750 soldados para a região.
- Com forte apoio popular, a resistência 'anti-portuguesa' persistia. No dia 2 de julho de 1823, as tropas fiéis aos portugueses foram finalmente derrotadas, simbolizando o término desse conflito entre os portugueses e as tropas brasileiras fiéis a D. Pedro I.
- Esse dia, desde então, é lembrado sempre e figuras históricas são congratuladas anualmente na Bahia, com símbolos como O Caboclo e A Cabocla, tornando-se uma festa cívica, e além disso, cultural.
∎ Resolvendo a questão.
- Pesquisando sobre toda essa história, podemos concluir que a alternativa correta é:
- D - É uma festa que celebra, além da expulsão da presença portuguesa colonizadora, vários aspectos da cultura religiosa e popular do povo baiano.
❐ Por que as outras alternativas estão incorretas?
- A → Indígenas não tiveram uma participação significativa nesses conflitos, apesar de que a afirmação sobre os símbolos da festa está correta.
- B → Não é uma festa totalmente religiosa e não tem 'ritual mundano'.
- C → Não é um ritual a serviço de governantes, e sim um feriado, uma data comemorativa do término da luta entre portugueses e brasileiros.
- E → A data que celebra a Proclamação da República é 15 de novembro, e não 2 de julho.
Podemos concluir, então, que D é a alternativa correta sobre a questão.
______________
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/43894817
https://brainly.com.br/tarefa/46257516
https://brainly.com.br/tarefa/30490695
______________
Espero ter ajudado. Bons estudos! ☺
Jesus loves you ♥
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás