• Matéria: Saúde
  • Autor: paulovitor11dan
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 9
O câncer de pâncreas apresenta uma grande variedade de sintomas não específicos, dentre eles: a fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, dentre outros. Estima-se que o diabetes mellitus, pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, bem como uma manifestação clínica que antecede o diagnóstico da neoplasia. Estudos revelam que em 74% a 88% dos pacientes que apresentam câncer de pâncreas e diabetes, o diagnóstico do diabetes ocorre dentro dos 24 meses anteriores ao diagnóstico da neoplasia. Dessa forma, o surgimento de diabetes em adultos pode ser uma antecipação do diagnóstico do câncer pancreático.
PANNALA, R. et al.
Prevalence and clinical profile of pancreatic cancer-associated diabetes mellitus . Gastroenterology, v. 134, n. 4, p. 981–987, jan. 2008.
O pâncreas é considerado uma glândula mista, na qual a região endócrina secreta hormônios essenciais para o metabolismo da glicose. Diante do exposto, está correto afirmar que:

. a secreção de glucagon (hormônio produzido pelas células alfa do pâncreas) é estimulada por uma baixa concentração de glicose no sangue. Esse hormônio atua no fígado, estimulando a quebra do glicogênio e aumenta o teor de glicose na corrente sanguínea;

. a região endócrina do pâncreas é formada pelos ácinos, que secretam insulina e glucagon diretamente no sangue;

. em pacientes com diabetes mellitus, observa-se o comprometimento das células alfa e beta do pâncreas, causando desbalanceamento na secreção dos hormônios insulina e glucagon;

. o aumento da taxa de glicose no sangue estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, que irá atuar no fígado, desencadeando a reabsorção de glicose hepática. Por ter ação exclusiva em tecidos hepáticos, a reabsorção de glicose de tecidos musculares e adiposo requer a presença de outros hormônios, como os glicocorticoides, por exemplo;

em pacientes com diabetes mellitus tipo II, observa-se o comprometimento das células alfa e beta do pâncreas, causando desbalanceamento na secreção dos hormônios insulina e glucagon.


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Sobre o pâncreas, apenas II, III e V estão corretas.

Incorreto. O papel apresentado é direcionado para a insulina, visto que a insulina é um hormônio hiperglicemiante, enquanto o glucagon é um hormônio hipoglicemiante.

Correto. A região endócrina do pâncreas é compreendida como a região dos ácinos, com contato direto com o sangue.

Incorreto. Na verdade, somente para células alfa, visto que o glucagon é secretado por estas.

Correto. A insulina é um hormônio que permite a maior secreção de glicose para o sangue, através da quebra de glicogênio.

Correto. Pacientes com diabetes mellitus II apresentam problemas na função de células alfa e beta.

Perguntas similares