A diferença gera o preconceito e este gera a intolerância. O argumento purista da hereditariedade é falso já que esta se impõe unicamente nas linhagens familiares. Em grupos maiores, a unidade racial está longe de ser constituída. Os preconceitos raciais são, na verdade de fundo social e procuram algo científico em que se pautar. Trata-se somente de reconhecer o que é do meu grupo e o que não é. “O que na realidade liga os homens é a sua cultura - as ideias e os padrões que têm em comum.” (BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Trad. Ricardo A. Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.)-------------------------------------------------------A partir do exposto é possível inferir que:
Respostas
respondido por:
0
O exposto nos mostra que para entender o racismo, precisamos saber o conceito de etnocentrismo, neste caso, ele surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto.
Assim, surge o preconceito e a dificuldade de o superarmos, que por questões étnicas, definem o negro como parte das atividades negativas de nossa sociedade, relacionando essa questão com problemas como a violência, educação entre outros.
Por isso, o movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás