"Em termos de mercado brasileiro, a goiabada ou doce em massa de goiaba é um dos produtos industrializados de fruta mais consumidos pela classe média baixa e pela faixa de menor poder aquisitivo da sociedade. A goiabada ou doce em massa de goiaba deve ter cor característica do produto, variando de vermelho amarelado a vermelho amarronzado, odor e sabor característicos lembrando a goiaba, aparência gelatinosa e sólida, permitindo corte."
Fonte: MENEZES, C., BORGES, S. CIRILLO; M. Caracterização física e físico-química de diferentes formulações de doce de goiaba (Psidium guajava L.) da cultivar Pedro Sato. Lavras: UFLA, 2018, p. 618.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre produção de doce de goiaba, pode-se afirmar que:
Respostas
Produção de doce de goiaba
]Coloque as goiabas em uma panela média e cubra com a água.
Transforme o fogo em fogo médio e cozinhe por 15 minutos. As goiabas ficarão macias.
Remova as sementes usando uma colher para retirá-las.
Coloque as goiabas, o açúcar e 1 xícara da água do cozimento no liquidificador. Processe ficar homogênea.
Volte a mistura de goiaba para a panela e cozinhe novamente em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo sempre. A goiabada estará pronta quando você puder ver o fundo da panela enquanto mexe a goiabada .
Despeje a goiabada quente imediatamente em potes limpos, feche bem as tampas e coloque no balcão da cozinha coberto com um guardanapo ou toalha.
Depois de algumas horas, você ouvirá um estalo, é o som das tampas indicando que os potes estão lacrados. Espere até que esfriem completamente e guarde na despensa por até um ano. Após abrir um frasco de sua doce e deliciosa goiabada , guarde na geladeira.