Para empreender é preciso ter condições favoráveis, seja em relação ao âmbito pessoal, seja a partir das políticas públicas de incentivo. Outra condição fundamental é a educação para o empreendedorismo, visando o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, aliada às políticas de incentivo financeiro de curto prazo, que é relativamente fácil de ser feito. MENEZES, M. T. Empreendedorismo. Cap. 1. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado) O texto mostra que para empreender é necessário que as condições sejam favoráveis. No Brasil, o relatório da pesquisa GEM (2017) identificou os fatores favoráveis ao empreendedorismo no país, os quais encontram-se descritos a seguir: I. Abertura do mercado. II. Capacidade empreendedora. III. Características da força de trabalho. IV. Programas governamentais. V. Educação e capacitação. É correto apenas o que se afirma em I, IV e V. I, II e III. II, III e V. I, II e IV. III, IV e V.
Respostas
A opção correta sobre o empreendedorismo conforme a pesquisa GEM é D: I, II e IV.
I. Verdadeiro. Na visão dos participantes da pesquisa global, o empreendedorismo no Brasil é favorável devido à abertura do mercado. Esse item foi responsável por 50% das respostas.
II. Verdadeiro. A capacidade empreendedora aparece com 65% como um atrativo para empreender no Brasil, está associado a capacidade e composição da população.
III. Falso. A força de trabalho não é vista como um fator favorável.
IV. Verdadeiro. Os programas governamentais representam 26,7% dos fatores favoráveis para o empreendedorismo brasileiro.
V. Falso. Na visão dos especialistas que participaram da pesquisa GEM, a educação e a capacitação são temas que precisam de melhoria para empreender no país.
Abraços!