Respostas
Os burgueses, em termos históricos, eram as pessoas que habitavam nos burgos, as zonas comerciais das cidades medievais, representando a classe comerciante.
Em termos marxistas, os burgueses eram os membros da burguesia, ou seja, os detentores dos meios de produção: são os donos das fábricas e das terras. Além disto, também são considerados burgueses os altos funcionários públicos, como juízes e promotores, e as demais pessoas que contribuem para o funcionamento do Estado Burguês – ou seja, que fazem com que o modelo político burguês por excelência funcione.
Historicamente os burgueses, sejam compreendidos em termos clássicos ou marxistas, enriqueceram com as Grandes Navegações e com a Industrialização, se tornando uma classe social cada vez mais importante, cujo poder político não representava a sua importância econômica durante o Antigo Regime, uma das causas das Revoluções Burguesas que derrubaram este sistema- sendo as duas mais famosas a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.
Explicação:
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. ... O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários.