Para análise teológica há variadas abordagens, todavia, sempre mediadas por estudos literários, isto porque as tradições de fé foram registradas e preservadas em forma escrita. Na proposta de Zabatiero deve-se atentar para a intertextualidade e interdiscursividade. O problema é que, para essas observações é necessário ter grande conhecimento do texto bíblico, história e cultura das comunidades bíblicas. Ou seja, só é possível identificar o que você já conhece. Outras abordagens possíveis que não exigem tamanho conhecimento são: a identificação dos discursos por personagens e grupos sociais; a identificação de estruturas de longa-duração (continuidade histórica e estrutural); a percepção do conhecimento dos personagens sobre o sagrado e o reconhecimento de temas teológicos.
Pf. Eduardo Sales – adaptado a partir dos tópicos sobre a dimensão Teológica da Ação no livro Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
23 Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas. 24 Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados? 25 Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26 Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele? 27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; 28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. - Marcos 2:23-28 ARA
A partir dos textos acima sobre análise teológica e discursiva, analise as alternativas a seguir e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) No texto de Marcos é possível o identificar o discurso dos Fariseus e o discurso de Jesus.
( ) No texto de Marcos é possível identificar a intertextualidade por citação e alusão.
( ) O texto de Marcos apresenta a prática de colher espigas no Sábado como de longa-duração.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Alternativa 2 - VVF
Explicação:
É claro no texto o discurso dos Fariseus e Jesus. V
Também percebemos quando os fariseus citam que não seria lícito apanhar espigas no sábado (está na lei) e Jesus cita Davi ao apanhar os pães da proposição como uma alusão a outros textos bíblicos. V
Já na questão 3, nunca foi prática apanhar espigas ou executar nenhum serviços aos sábados F
warleyfds:
Obrigado.
respondido por:
0
Resposta:
alternativa 2.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás