Antes que o ar-condicionado, movido a combustível fóssil, se tornasse amplamente disponível, as pessoas que viviam em climas adversos não tinham nada além de meios naturais para ventilar seus espaços e controlar a temperatura interna. Para isso, eles consideravam vários fatores externos, como sua localização, orientação em relação ao sol e ao vento, as condições climáticas da área e os materiais locais.
Civilizações antigas na Ásia Ocidental e no Norte da África utilizaram as torres de vento para se adaptar ao clima rigoroso da região, de forma a fornecer soluções de resfriamento passivo. As torres de vento ainda estão sendo usadas na arquitetura contemporânea, provando que as abordagens locais para adaptabilidade climática são fundamentais para o desenvolvimento do ambiente construído de hoje.
Uma torre de vento é uma estrutura semelhante a uma chaminé, em argila, madeira ou tijolos, construída no telhado de casas, mesquitas ou depósitos, para aproveitar a brisa fresca e direcioná-la para baixo, em direção ao interior. A maneira como estas torres funcionam é direcionando o vento frio, que circula em níveis mais altos para baixo, através de aberturas verticais com lados oblíquos (também conhecidas como aberturas direcionais), deixando aberto apenas o eixo oposto ao que o vento entra. Uma vez que o ar frio entra no espaço, o ar quente que circula no interior é empurrado para fora através de aberturas criadas no lado oposto da torre de vento. Em áreas sem vento, as torres funcionam como chaminés e empurram o ar quente para cima, e para fora através das aberturas, regulando o ambiente interno da casa. A figura a seguir ilustra o funcionamento de uma torre de Vento:
Fonte: Stouhi, Dima. "O que é uma torre de vento?" [What is a Traditional Windcatcher? ] 16 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado 2 Dez 2021. ISSN 0719-8906
A partir do exposto, analise as assertivas abaixo e em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Efeito chaminé é o nome dado ao fluxo de ar gerado por meio da inserção de aberturas em diferentes níveis. Estas podem gerar um fluxo de ar ascendente retirando o ar mais quente através das aberturas superiores que podem ser lanternins, exaustores eólicos e aberturas zenitais. As Torres de Vento utilizam deste efeito.
II. A altura do pé-direito e sua relação com a profundidade do ambiente são parâmetros que geram grande impacto no desempenho da ventilação natural. Pés-direito mais altos desfavorecem o conforto térmico nos ambientes, pois afastam a camada de ar quente da altura útil do espaço
III. A ventilação natural é um recurso importante no projeto arquitetônico para um melhor desempenho ambiental dos edifícios, mas ela não funciona sozinha, ela deve ser associada ao sombreamento e iluminação. O sombreamento é uma estratégia complementar à ventilação, tendo como função reduzir os ganhos de calor solar nos ambientes internos.
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
I. Efeito chaminé é o nome dado ao fluxo de ar gerado por meio da inserção de aberturas em diferentes níveis. Estas podem gerar um fluxo de ar ascendente retirando o ar mais quente através das aberturas superiores que podem ser lanternins, exaustores eólicos e aberturas zenitais. As Torres de Vento utilizam deste efeito. - CORRETO
II. A altura do pé-direito e sua relação com a profundidade do ambiente são parâmetros que geram grande impacto no desempenho da ventilação natural. Pés-direito mais altos desfavorecem o conforto térmico nos ambientes, pois afastam a camada de ar quente da altura útil do espaço. ERRADA
III. A ventilação natural é um recurso importante no projeto arquitetônico para um melhor desempenho ambiental dos edifícios, mas ela não funciona sozinha, ela deve ser associada ao sombreamento e iluminação. O sombreamento é uma estratégia complementar à ventilação, tendo como função reduzir os ganhos de calor solar nos ambientes internos. - CORRETO
Explicação:
I e III certas
Sobre as torres de vento e arquitetura podemos afirmar que Alternativa 2: I e III, apenas.
Existem climas e períodos dos quais não é possível fazer a captação dos ventos que surgem de uma ventilação natural enquanto um processo de estratégia para o resfriamento. Nesse sentido, o efeito chaminé é um processo importante na promoção de ventilação.
O efeito chaminé decorre de um processo em que o fluxo de ar para a geração de inserção das aberturas em níveis de natureza diversa.
A ventilação natural decorre de um recurso enquanto elemento do projeto arquitetônico para o melhoramento de ambiental para o seu desempenho.
Saiba mais sobre as torres de vento e arquitetura em https://brainly.com.br/tarefa/48924970
Espero ter ajudado.
Entre em contato: (16) 99704.1876
Entre em contato: (16) 99704.1876