Respostas
Resposta:
“O Preço do Amanhã” é um filme de ficção-cientifica que temporalmente não se passa em um futuro muito distante da atualidade, possui um enredo alicerçado na crítica à sociedade moderna e burguesa, cuja dinâmica está na desumanização do ser humano. A temática trabalhada abrange o controle social, a divisão de classes e a opressão existente nelas e entre elas.
Através de técnicas científicas desenvolvidas na área de engenharia genética, todos os homens e mulheres são submetidos a uma mutação genética que interrompe o envelhecimento aos 25 anos de idade. Todavia, ao completar essa idade, um mecanismo de contagem regressiva (uma espécie de relógio) é ativado em seu pulso e a partir desse instante o indivíduo passa a ter apenas mais um ano de vida. Deveras, a não ser que a pessoa seja capaz de conseguir mais tempo ao decorrer desse um ano, sua vida estará terminantemente extinta e fadada à morte. Dessa maneira, o tempo é a nova moeda de troca existente nessa sociedade e será através do trabalho, das relações sociais ligadas ao sistema produtivo que o homem receberá mais tempo para tentar sobreviver a um dia de cada vez.
O contexto social do filme demonstra o grande desnível social das diferentes classes e revela que enquanto poucos podem viver eternamente, o restante da população deve se sacrificar para conseguir nada mais do um dia de vida. Justin Timberlake protagoniza o personagem Will Salas, que juntamente com sua mãe, reside na classe menos privilegiada com tempo de vida. Eles vivem em uma moradia alugada, cuja condição externa a baixa renda e as dificuldades financeiras que a família passa para se manter. Do mesmo modo que todas as outras pessoas de sua classe, Will e sua mãe são obrigados a trabalhar com o tempo de vida que lhes resta para obterem a garantia do recebimento de mais tempo não só para viver, mas também para o pagamento do aluguel, energia elétrica, alimentação e todas as suas demais necessidades básicas.
S