O CPC 18 traz informações pertinentes a participações no capital social de outras sociedades, representando investimentos permanentes. Por outro lado, o CPC 48 apresenta os casos onde a organização tem participação em outra empresa, mas de caráter transitório.
Com base nessas pronunciamentos legais, considere que a empresa Alfa possuí ações preferenciais da Empresa Vale SA., tendo como objetivo a especulação no mercado financeiro, com a rápida ascensão desses títulos mobiliários. Sendo assim, esse investimento é considerado como:
Respostas
A resposta correta é a Letra D - temporário, tendo em vista o propósito especulativo da investidora.
As alternativas apresentadas, por sua vez, são as seguintes:
Letra A - permanente, pois conforme mencionado no CPC 18, as participações em outras empresas deverão ser classificadas como de caráter permanente.
Letra B - permanente, já que embora seja de caráter transitório, deve -se observar o princípio da essência sobre a forma, em que investimentos em outras empresas sempre serão considerados como permanente.
Letra C - permanente, como resultado da classificação residual. Conforme destacado no CPC 48, os investimentos que não sejam categorizados como “instrumentos financeiros”, deverão ser lançados como permanente no ativo não circulante.
Letra D - temporário, tendo em vista o propósito especulativo da investidora.
Letra E - temporário, pois trata-se de participação em coligada, conforme aludido no texto.
Como se trata de um investimento com o objetivo especulativo, esse deve ser registrado na modalidade de temporário.
Bons estudos!
Resposta:
D - temporário, tendo em vista o propósito especulativo da investidora.
Explicação:
Como trata-se de investimento com o propósito especulativo, deverá ser registro como temporário.