O mercado financeiro é o ambiente onde ocorre a compra e venda de valores mobiliários (ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento etc), do câmbio de moedas estrangeiras e de mercadorias como minérios e produtos agrícolas. Nesse mercado acontece a divisão entre quem empresta dinheiro e quem toma alguma quantia emprestada. A pessoa (ou instituição) tomadora precisa devolver o valor com juros, e a pessoa que empresta recebe rendimentos.
Respostas
Resposta:
Sequência correta: V,V,V,F
Explicação:
(V ) No mercado monetário se concentram as operações para controle da oferta de moeda, em operações de curto prazo
"No mercado monetário ocorrem todas as transações em até 24 horas, uma vez que nele se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto e curtíssimo prazos, a fim de garantir a liquidez da economia."
(V ) A negociação de moedas estrangeiras por reais e vice e versa ocorre no mercado de câmbio.
"O mercado de câmbio é utilizado pelas empresas exportadoras e importadoras, além das pessoas que viajam para outros países, pela necessidade de conversão de moedas."
(V ) No mercado de crédito, prestam-se os serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários
"No mercado de crédito, as instituições financeiras e não financeiras emprestam dinheiro para pessoas físicas e jurídicas por uma taxa. São recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários."
(F ) O mercado de capitais é o mercado em que são negociadas mercadorias e commodities em geral.
"No mercado de capitais, ocorrem as chamadas operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre investidores, empresas e intermediários, e tem como principal objetivo a canalização de recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários."
Resposta:
Funciona como financiador de curto prazo, no qual empresas e pessoas jurídicas buscam recursos para se financiarem no curto prazo.
Explicação:
Leia o texto:
O mercado financeiro é um ambiente de negociação de produtos financeiros. Como em toda negociação, existem duas partes, que possuem interesses parecidos e fecham um acordo.
No caso de negociações no mercado financeiro, as partes são divididas em quem empresta dinheiro e quem toma emprestado para devolver com juros. No entanto, nem todas as relações são diretas.
Quando você toma dinheiro emprestado do banco, por exemplo, na maioria dos casos, não há intermediador.
Em mercados de valores mobiliários como títulos públicos, ações, fundos de investimentos, contratos futuros, derivativos, dois intermediadores possibilitam as operações, que nesse caso é a BM&FBOVESPA e a sua corretora de valores.
Quem empresta, está investindo com um objetivo claro, conseguir uma ótima rentabilidade para o seu capital. Hoje, qualquer pessoa física ou jurídica pode investir em na maioria dos segmentos do mercado financeiro de forma prática.
Esse Mercado Financeiro é subdivido em alguns mercados. Assim, considerando o contexto mencionado acima, indique a alternativa correspondente ao Mercado Monetário:
( )É o mercado de troca de moedas, muito comum no Brasil. As maiores trocas acontecem com os Estados Unidos, entre real e dólar, seja para viagens ao exterior, seja para o pagamento de contas em dólar.
( )É aquele em que empresas e pessoas físicas buscam valores para empréstimos e capital de giro, funcionando tanto no curto quanto no médio e longo prazo.
(x )Funciona como financiador de curto prazo, no qual empresas e pessoas jurídicas buscam recursos para se financiarem no curto prazo.
( )Apurada e anunciada mensalmente pelo governo. Calculada de acordo com a remuneração média mensal (taxas pré-fixadas) dos CDB/RDB dos maiores bancos e utilizada para remunerar as cadernetas de poupança.
( )Esse mercado trabalha com ações, títulos, debêntures, derivativos, entre outros, sendo regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Normalmente, é comercializado pela Bolsa de Valores e Corretoras de Valores.