João é atleta de fisiculturismo, o mesmo, para tomar conhecimento de sua evolução marcou uma consulta com um nutricionista. E foi constatado através de avaliação do IMC que João está obeso. Descontente o mesmo pediu para ser feito uma avaliação de adipometria, onde essa foi provado que seu percentual de gordura estava dentro nos normais e não estava obeso. Explique o porquê isso aconteceu.
Respostas
Pois, a avaliação do IMC baseia-se apenas na relação peso/altura, ou seja, um indivíduo que não treina e um que treina tendo o mesmo peso, ambos serão tidos como obesos. Nesse caso o indivíduo teve um ganho de massa magra bom, visto que seu peso aparentou para a balança que ele está obeso. Já o outro método é mais fiel ao que o indivíduo apresenta, pois não depende apenas de seu peso e sim de sua porcentagem de gordura. Um exemplo bom para explicar a confusão com a avaliação do IMC, é comparar 1kg de algodão com 1kg de chumbo, ambos com o mesmo peso, porém, com composições diferentes.
Isso ocorre pois o IMC baseia-se apenas em uma relação entre peso e altura da pessoa, sendo um bom indicador de saúde na maioria dos casos. Porém, no casos dos fisiculturistas eles possuem um peso elevado que se formos observar no cálculo do IMC irá influenciar diretamente para um resultado não tão preciso com a realidade.
Por esse motivo existem outros tipos de testes que são levados em consideração como por exemplo o teste realizado pela nutricionista para observar o nível de gordura de João, teste esse chamado de adipometria.
Saiba mais sobre IMC e fisiculturismo: https://brainly.com.br/tarefa/15486119