Um edifício residencial terá um programa de necessidades voltado exclusivamente a este uso, assim, ele também terá um público mais limitado, ou seja, circularão pelo edifício principamente os moradores e ocasionalmente outros usuários. Os edifícios precisam abrigar as habitações, vagas de estacionamento, área de lazer, acesso e serviços.
DARICE, Andréia Gonçalves. Projeto Arquitetônico. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima e com base em seus conhecimentos sobre o programa de necessidades, avalie as afirmativas abaixo:
I. As áreas comuns do edifício devem estar localizadas no térreo, devido a contenção dos ruídos.
II. As circulações verticais e horizontais, quando na parte central do edifício, proporcionam facilidade quanto ao acesso.
III. A central de gás e o armazenamento de resíduos são áreas mais restritas, mas devem possuir fácil acesso para serviços e manutenções.
IV. Os apartamentos presentes nos pavimentos devem ser idênticos ao pavimento tipo, não havendo possibilidade de alteração em seu layout.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Respostas
Resposta:
III e IV somente as 2 primeiras estão no livro e não tratam daquilo que a questão traz.
Explicação:
Considerando o texto da questão, avaliando as afirmativas abaixo, temos que o que está contido em II e III está correto.
Vejamos a análise das alternativas, mas antes:
O que é a arquitetura?
Arquitetura pode ser considerada uma arte ou ciência que realiza o projeto e/ou construção do espaço construído.
E como se faz arquitetura?
A principal via de atuação da arquitetura é através da realização de projetos de edifícios pelas pessoas. A área de projetos é uma área de atuação que utiliza diversos conhecimentos e oscila entre a arte e a ciência.
Devemos lembrar que existem áreas específicas da arquitetura que trabalham com:
- Paisagismo: jardins;
- Urbanismo: cidades;
- Mobiliário: desenho industrial;
- etc...
Vejamos agora a análise das alternativas:
- Não necessariamente as áreas comuns como piscinas, quadras precisam estar localizadas no térreo. Quando há a execução de um bom isolamento acústico, podem se instalar nos andares intermediários do edifício ou até mesmo na cobertura.
- A circulação vertical - elevadores e escadas e a circulação horizontal - corredores e halls de entrada, quando estão localizadas no miolo ou parte central do edifício são facilmente acessadas por todos os apartamentos.
- Áreas como centrais de gás, casa de máquinas, armazenamento de resíduos são áreas que não devem ser acessadas por todos os condôminos, por causa de um risco de choque elétrico, por exemplo. Sendo assim, devem ter acesso restrito, mas mesmo assim, devem estar previstas serem facilmente acessíveis pela manutenção.
- Um edifício residencial que possui planta tipo, que é igual e que se repete nos diversos andares possui um custo de construção mais baixo. Mas nada impede que haja um prédio que possua alterações na planta de um andar para outro.
Veja mais sobre a arquitetura romana aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/30074673
Entre em contato: (16) 99704.1876
Entre em contato: (16) 99704.1876