(Uece 2020) Atente para o seguinte excerto a respeito da abolição da escravatura no Brasil:“[…] a abolição da escravatura não eliminou o problema do negro. A opção pelo trabalhador imigrante, nas áreas regionais mais dinâmicas da economia, e as escassas oportunidades abertas ao ex-escravo, em outras áreas, resultaram em uma profunda desigualdade social da população negra. Fruto em parte do preconceito, essa desigualdade acabou por reforçar o próprio preconceito contra o negro. Sobretudo nas regiões de forte imigração, ele foi considerado um ser inferior, perigoso, vadio e propenso ao crime; mas útil quando subserviente”.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O processo de abolição foi lento e gradual, antes da Lei Áurea (1888) tivemos: Lei Eusébio de Queirós (1850), que condenava o tráfico de escravos; Rio Branco (Ventre Livre, 1871), que concedeu liberdade aos nascidos de pais escravizados e Saraiva-Cotegipe (Sexagenário, 1885), que permitia abertura de processo para libertar escravos maiores de 60 anos.
Explicação:
Após a Lei Áurea os escravos não receberam devido suporte social, eles não tiveram acesso aos direitos básicos, foram privados de cidadania e colocados à margem da sociedade.
Espero ter ajudado..
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás