• Matéria: Psicologia
  • Autor: ribeirodyrciane
  • Perguntado 3 anos atrás

Olá, seja bem vinda(o) à nossa atividade mapa da disciplina: Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos.

Vimos em nossos estudos que é no processo de intervenção que o Serviço Social, por meio da dimensão técnico-operativa, faz uso de instrumentais e também da instrumentalidade enquanto qualidade da ação, para intervir e impactar a vida dos usuários. A escolha do instrumental técnico-operativo depende da análise da realidade, a qual fundamenta a intencionalidade/direção social empreendida à ação, pelos sujeitos profissionais. Santos (2013, p. 28) destaca um elemento fundamental no processo de escolha dos instrumentos que se refere à autonomia profissional. Aqui é importante levar em consideração como desempenhar as atividades determinadas pelas organizações, haja vista que o profissional deve ter autonomia não só para emitir sua opinião técnica sobre a situação, mas também de escolher os instrumentos que contribuirão para a obtenção desta opinião técnica. O Serviço Social atua na satisfação das demandas sociais postas. A forma com que os profissionais respondem a essas demandas reflete o seu projeto profissional.

SIKORSKI, Daniela; HERNANDEZ Fernanda C. B.; CASINI Júlia F. M.; SILVA Suzie K. V.Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, Reimpresso em 2018. (Adaptado)
Elaborado pela professora, 2020.

Com base nas referências acima, vamos agora ao estudo de caso.

Imagine que você é assistente social em uma instituição que presta serviços vinculados a PNAS-Política Nacional de Assistência Social e chega até você o pedido de um juiz, solicitando um parecer social referente a guarda, de dois adolescentes, de 12 anos e de 15 anos, requerida pela avó materna.

A avó Dona Maria, é quem apresenta a você o pedido do juiz, ela gostaria de regularizar a guarda dos netos. Ela tem 60 anos, é residente na cidade de Narnia, no interior do Paraná, apresenta-se como uma pessoa muito comunicativa e de bem com a vida, apesar de todas as dificuldades relatadas durante o atendimento.

No atendimento individual, ela relata que o pai biológico dos adolescentes está desaparecido, a mãe é usuária de substância psicoativa e a avó desconhece o seu paradeiro. Dona Maria relata a composição familiar, residindo no momento, na mesma casa com os dois adolescentes, ela, o avô, ambos aposentados por tempo de registro em carteira e a tia que encontra-se com câncer de mama. Dona Maria não soube informar se a filha, tia dos adolescentes, recebe auxílio doença, relatou que a filha encontra-se muito triste e depressiva.

Dona Maria informa que os adolescentes estão matriculados no ensino formal e apresentam boas notas e bom comportamento em casa e na escola. Ela disse que o neto de 15 anos gostaria de começar a trabalhar como jovem aprendiz, e que ambos gostariam de participar de atividades esportivas.

O Juiz precisa decidir sobre o destino dos adolescentes, se encaminha para o Estado para ficarem num abrigo ou se concede a guarda para a Dona Maria da Silva, avó materna. O juiz precisa identificar no parecer social, elaborado por um (a) assistente social, quais são as condições sócio econômica da família, o magistrado precisa saber se a família pode oferecer aos adolescentes moradia digna, afeto e atenção para a formação e desenvolvimento dos mesmos, conforme estabelece o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente.

Vale destacar que ao elaborar o parecer social, um instrumento técnico-operativo do processo de trabalho do assistente social, o profissional deve agir com responsabilidade, ser rigoroso e ético, voltando aos interesses do usuário, estudando a situação e opinar de forma a contribuir nas decisões que os envolve, evidenciando fatos e subsídios que irão embasar decisões judiciárias mais justas possíveis.

Pense:

- Você, enquanto assistente social identifica as demandas para o Serviço Social nessa situação?

- Com certeza, você precisará analisar e refletir sobre quais os instrumentos se configurarão na melhor alternativa para o processo de intervenção e encaminhamentos posteriores.

- Como assistente social quais instrumentais você escolheria? Pense sobre como se dará a utilização deste instrumento.

Agora mãos à obra...

Tendo como referência a unidade III do livro da disciplina, elabore um texto dissertativo citando e descrevendo as características dos instrumentais que você escolheria para essa intervenção. Justifique a sua escolha dos instrumentais elencados, com referencial teórico, com citações diretas e/ou indiretas, seguindo as normas ABNT associação brasileira de normas técnicas, no mínimo duas laudas e no máximo quatro laudas (total) com as referências.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

- As demandas para o Serviço Social neste caso devem apresentar uma proposta inclusiva, com foco nos relatórios e levantamento de dados.

Dentre os instrumentos que o assistente social precisará utilizar temos:

  • A entrevista;
  • O acolhimento social;
  • O acompanhamento social;
  • A visita de forma recorrente, entre outras ações.

Assim, os instrumentos utilizados enquanto Assistente Social seriam os mesmos citados acima, focando na inclusão, no cuidado e na busca por uma estratégia eficaz, alinhada com as bases do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Perguntas similares