A desconsideração com relação aos objetos artísticos convencionais (principalmente pintura e escultura) relaciona-se a uma tendência que acabou sendo denominada "arte conceitual". Em contraposição à arte tradicional, que entendia o artista como indivíduo criador de objetos únicos, a arte conceitual valoriza a atitude mental em detrimento da materialidade da obra. Ou seja, o conceito, a ideia proposta por um artista é mais importante que um objeto em si, que pode ou não ser feito pelo artista. Os ready mades, são objetos "prontos", retirados do cotidiano, para dar-lhes novos significados e sentidos, determinando-lhes um caráter estético e poético, transformando-os em arte conceitual. Para realizar a obra Fonte (1917), o pintor, escultor e poeta francês Marcel Duchamp (1887-1968), escolheu uma peça de cerâmica pintada com esmalte branco fabricada pela R. Mutt (uma indústria da época), um mictório para uso em sanitários, um urinol, e o assinou com o nome do fabricante da peça e o ano, e enviou-a para um concurso de arte. A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas: *
Respostas
Resposta:
A desconsideração com relação aos objetos artísticos convencionais (principalmente pintura e esculturas) relaciona-se a uma tendência que acabou sendo denominada "arte conceitual". Em contraposição a arte tradicional, que entendia o artista como indivíduo criador de objetos únicos, a arte conceitual valoriza a arte da atitude mental em detrimento da materialidade da obra. Ou seja, conceito, a ideia proposta por um artista é mais importante que um objeto em si,que pode ou não ser feito pelo artista.Essa concepção gerou, inclusive, propostas que são somente instruções, sem nenhuma materialidade: o público pods ou não executar essas instruções, e a experiência com a obra acontecer em sua mente. O termo conceitual foi usado por alguns artistas nos anos 1960 e 1970 para definir o que faziam, como forma de nomear um movimento. Max a arte conceitual pode ser pensada além desse momento históric, influenciando, em variados graus, as manifestações da arte contemporânea até hoje.
﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏
ARTE EFÊMERA: São obras passageiras. Mesmo que sejam novamente feitas em outros locais, provavelmente, irão gerar novas impressões no público, ja que o ambiente e as relações com a vida, com o cotidiano, influênciam a percepção de quem toma contato com elas. O que sobra de uma arte efêmera, em sua totalidade sao registros. Só é possível, ter uma ideia por meio de fotografias, textos ou vídeos, de como fou vivenciá-la pessoalmente. Muitos artistas utilizam ainda materiais perecíveis, que só duram o tempo da obra, ou as vezes precisam ser substituídos se ela for refeita.
Explicação: