Seu desafio será escrever um argumento crítico sobre o uso de células-tronco embrionárias. Para desenvolver o seu desfaio você deve pensar nas questões éticas que envolvem esse assunto. Você deve apresentar algumas vantagens e desvantagens da utilização de células-tronco embrionárias e sugerir alternativas para os problemas gerados.
Respostas
Argumento crítico sobre as células -tronco
A célula-tronco é definida como a célula com capacidade de gerar diferentes tipos celulares e reconstituir diversos tecidos. Além disso, a célula-tronco apresenta a propriedade de auto-renovação, ou seja, gerar uma cópia idêntica a si mesma. As células-tronco podem ser chamadas de “adulta” e “embrionária”. As células-tronco adultas, são mais facilmente disponíveis e comumente utilizadas nas clínicas de fertilização são as células -tronco hematopoéticas, cujas principais fontes são a medula óssea eo sangue de cordão umbilical. As células-tronco embrionárias são definidas por sua origem, e são derivadas do estágio do blastocisto do embrião. A célula-tronco embrionária é normalmente utilizada, em alguns países, apartir dos blastocistos gerados em clínicas de fertilização, onde o casal do a, para a pesquisa com fins terapêuticos, os blastocistos não utilizados para a fertilização in vitro. O blastocisto corresponde às células entre o quarto e quinto dias após a fecundação.
- As vantagens e desvantagens das células-troncos : VANTAGENS DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: 1 ° As células- tronco extraídas de embrião são bem mais abundantes; 2 ° As células-tronco e mbrionárias conseguem se diferenciar em todas as 75 trilhões de células existentes nos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano.
DESVANTAGENS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: 1° Para utilização das células-tronco embrionárias é necessário destruir uma vida no primeiro estágio de desenvolvimento (o embrião) para salvar um adulto doente; 2° Podem ser atacadas pelo sistema imunológico dos receptores se confundidas com invasores indesejados; 3° As células-tronco embrionárias causam grande rejeição no organismo transplantado, por isso o indivíduo que usá -las terá que tratar-se com imunodepressores para o resto da vida; 4° As células-tronco embrionárias apresentam grand e risco de provocar tumores .
-VANTAGENS CÉLULAS-TRONCO ADULTAS: 1° Para utilização das células-tronco Adultas não é necessário destruir nenhuma vida; 2° A chance de rejeição ao auto-transplante é bem menor; 3° As células-tronco Adultas apresentam menor risco de provocar tumores.
-DESVANTAGENS CÉLULAS-TRONCO ADULTAS:1° As células-tronco Adultas são bem mais raras e sua qualidade é inferior; 2 ° Elas não atingem os 216 tipos detecidos que formam o corpo humano, só conseguem gerar um número limitado de tecidos diferentes. Apesar de aprovada a Lei de Biossegurança pela qual são permitidas pesquisas com células tronco retiradas de e mbriões humanos, que não foram utilizados em clínicas de fertilização, ainda existe muita polêmica a respeito do uso das células tronco e mbrionárias. Com o fundamento de que ofende o direi to à vida dos embriões ao permitir sua utilização para formação de células tronco para pesquisas, a lei foi considerada inconstitucional. Entretanto, em 2008 o assunto voltou a ser discutido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) declarando a Lei constitucional. Apartir de então as pesquisas brasileiras têm embasamento e os cientistas mais segurança legal para realizá-las. É de extrema importância que as pesquisas sejam realizadas de acordo com a lei e respeitando os princípios éticos, só assim, a ciência será palco de mudança e desen vo lvi me nto mundial nas áreas que as células-troncos forem requeridas
Resposta:
com correção
Explicação:
A célula-tronco é definida como a célula com capacidade de gerar diferentes tipos celulares e reconstituir diversos tecidos. Além disso, a célula-tronco apresenta a propriedade de auto renovação, ou seja, gerar uma cópia idêntica a si mesma. As células-tronco podem ser chamadas de “adulta” e “embrionária”. As células-tronco adultas, são mais facilmente disponíveis e comumente utilizadas nas clínicas de fertilização são as células -tronco hematopoiéticas, cujas principais fontes são a medula óssea e o sangue de cordão umbilical. As células-tronco embrionárias são definidas por sua origem, e são derivadas do estágio do blastocisto do embrião. A célula-tronco embrionária é normalmente utilizada, em alguns países, a partir dos blastocistos gerados em clínicas de fertilização, onde o casal do a, para a pesquisa com fins terapêuticos, os blastocistos não utilizados para a fertilização in vitro. O blastocisto corresponde às células entre o quarto e quinto dias após a fecundação.
- As vantagens e desvantagens das células-troncos : VANTAGENS DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: 1 ° As células- tronco extraídas de embrião são bem mais abundantes; 2 ° As células-tronco embrionárias conseguem se diferenciar em todas as 75 trilhões de células existentes nos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano.
DESVANTAGENS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: 1° Para utilização das células-tronco embrionárias é necessário destruir uma vida no primeiro estágio de desenvolvimento (o embrião) para salvar um adulto doente; 2° Podem ser atacadas pelo sistema imunológico dos receptores se confundidas com invasores indesejados; 3° As células-tronco embrionárias causam grande rejeição no organismo transplantado, por isso o indivíduo que usá-las terá que tratar-se com imunodepressores para o resto da vida; 4° As células-tronco embrionárias apresentam grande risco de provocar tumores .
-VANTAGENS CÉLULAS-TRONCO ADULTAS: 1° Para utilização das células-tronco Adultas não é necessário destruir nenhuma vida; 2° A chance de rejeição ao autotransplante é bem menor; 3° As células-tronco Adultas apresentam menor risco de provocar tumores.
-DESVANTAGENS CÉLULAS-TRONCO ADULTAS:1° As células-tronco Adultas são bem mais raras e sua qualidade é inferior; 2 ° Elas não atingem os 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano, só conseguem gerar um número limitado de tecidos diferentes. Apesar de aprovada a Lei de Biossegurança pela qual são permitidas pesquisas com células tronco retiradas de embriões humanos, que não foram utilizados em clínicas de fertilização, ainda existe muita polêmica a respeito do uso das células tronco embrionárias. Com o fundamento de que ofende o direito à vida dos embriões ao permitir sua utilização para formação de células tronco para pesquisas, a lei foi considerada inconstitucional. Entretanto, em 2008 o assunto voltou a ser discutido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) declarando a Lei constitucional. A partir de então as pesquisas brasileiras têm embasamento e os cientistas mais segurança legal para realizá-las. É de extrema importância que as pesquisas sejam realizadas de acordo com a lei e respeitando os princípios éticos, só assim, a ciência será palco de mudança e desenvolvimento mundial nas áreas que as células-troncos forem requeridas