• Matéria: Física
  • Autor: Danxt6
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a consequência do comportamento anomalo da água observados nos rios e lagos em regiões muito frias do planeta Quais as consequências se essa anomalia não ocorresse

Respostas

respondido por: rayssabralle
4
Boa tarde!

Então, caso essa anomalia não ocorresse não haveria vida (como nós conhecemos) na terra. E é por isso que a água é tão importante.

Graças ao comportamento anômalo da água (devido ao ângulo de ligação) sua temperatura de fusão/solidificação é baixo (0°) e seu ponto de ebulição/condensação é alto (100°). O que permite que a água em todos os ambientes possam estar em seu estado físico líquido (o que propicia a vida),  mesmo por pouco tempo e mesmo não estando tão aparente as vezes.

No caso dos rios e lagos, o que ocorre? Há um grande volume de água em um determinado lugar, e nele, a todo uma vida (peixes, plantas, etc). Quando a temperatura cai a superfície da água passa para o estado solido só que o fundo não. Pois com essa camada de gelo a temperatura dentro demorará muuuuuito mais para chegar ao ponto de se solidificar. Enquanto isso la fora já está absurdamente frio (-14, -27, ...) Dessa forma, a vida dentro do lago continua a existir e quando a temperatura sobe e essa superfície descongela tudo continua igual.

Espero ter sido clara, qualquer coisa é só comentar
Perguntas similares