Na fala de Armandinho: "em casa sempre usamos." o predicado é denominado como?
Respostas
Resposta:
Na frase em casa sempre usamos, trecho atribuído ao cantor Armandinho, o predicado é classificado como verbal.
Explicação:
O predicado é facilmente reconhecido a partir do destacamento do sujeito ou do vocativo. Logo, sabendo quem é o sujeito na frase ou o vocativo, o que resta é considerado predicado.
P.S. Atenção para as orações sem sujeito, nelas terá que considerar o processo verbal.
Reconhecido, passa-se à classificação, que pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal. Classificação relaciona-se ao tipo de verbo presente na frase.
1. O predicado é verbal quando a frase tiver um verbo transitivo e intransitivo (um verbo significativo), o qual é o núcleo da oração. Ou seja, como o verbo é parte principal, o predicado é verbal.
2. Um predicado será nominal quando o verbo for de ligação, quando não for nuclear. Já que o núcleo não é um verbo, mas um substantivo, estará diante de um predicativo do sujeito, logo, um predicado nominal.
3. O terceiro tipo, verbo-nominal, apresentará ambas as características descritas, terá dois núcleos: um verbal e um nominal.
Dois exemplos para fixar:
a) O Brainly é perfeito.
O predicado "é perfeito" deve ser classificado como nominal, porque o verbo de ligação "é" figura como parte mais importante da frase. Isso mostra que o núcleo da frase é o predicativo do sujeito: "perfeito".
b) Os hackers invadiram os servidores da Universidade.
O predicado "invadiram os servidores da Universidade" possui um verbo significativo, "invadiram". Isso significa que as informações importantes está vinculada ao verbo e, por isso, deve ser classificado como verbal.
c) O aluno desligou o laptop satisfeito.
O predicado "desligou o laptop satisfeito" possui dois núcleos, um verbal (desligou) e um nominal (satisfeito). Assim, devendo ser classificado como verbo-nominal.
Resposta:
predicado verbal
Explicação: