• Matéria: História
  • Autor: drikapaz
  • Perguntado 3 anos atrás

Segundo Roberto da Matta (1986), no Brasil, por muito tempo vigorou a existência do chamado mito do triângulo racial.

Respostas

respondido por: thiago100blaac
0

Resposta:

compreende criticamente que o Brasil é formado por três matrizes étnicas e propõe uma ação reflexiva sobre os preconceitos na sociedade.

Explicação:

Sob o ponto de vista metateórico, critica a pressuposição, o mais das vezes implícita, de um conceito unilateral e indiferenciado de modernidade ocidental que torna possível a definição do Brasil como o "outro" da modernidade. Sob o ponto de vista mais propriamente teórico, critica-se a ausência de uma teoria da estratificação social que permitisse uma adequada compreensão da relação entre os valores e sua institucionalização. A segunda parte do artigo propõe uma interpretação alternativa à de Da Matta, na qual a consideração de aspectos negligenciados pela análise desse autor permitiria perceber a convivência entre atraso e modernidade, assim como a coexistência entre possibilidade de real ascensão social e marginalização que sempre caracterizaram a sociedade brasileira. O conceito alternativo proposto para a dinâmica de desenvolvimento brasileiro é o de uma "modernidade seletiva", a qual possuiria, historicamente, uma dinâmica de classe, a partir da apropriação diferencial da influência e dos valores europeus.

respondido por: drikastaut
0

Resposta:

Mostra que o Brasil é a composição de três matrizes étnicas (indígena, africana e europeia) e que houve harmonia e equilíbrio em suas convivências.

Explicação:

De acordo com a teoria romântica do triângulo das raças, todas elas teriam vivido em harmonia, sem opressão de uma em relação à outra - coisa que, sabemos, é incorreta.

Perguntas similares