Durkheim, um dos principais cientistas sociais clássicos, define assim o objeto de estudo da Sociologia:
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas. (...) Com efeito, não afirmamos que os fatos sociais sejam coisas materiais, e sim que constituem coisa ao mesmo título que as coisas materiais, embora de maneira diferente.
DURKHEIM. As Regras do Método Sociológico. 2ª edição. Tradução de Maria Isaura Pereira Queiroz, São Paulo, 1960 (p.52).
Levando em consideração a citação acima e as bases do método de análise estruturalista de Durkheim, julgue as afirmativas e assinale a alternativa correta:
1- Para Durkheim há uma importante subjetividade na análise dos fenômenos sociais. Para o pensador francês, o indivíduo tem um papel vital na condução da vida em sociedade.
2- O fato social, para Durkheim, se define na mesma condição dos fenômenos naturais, "coisa". Porém, os fatos sociais não têm a mesma natureza.
3- Na citação acima, quando Durkheim valoriza o tratamento dos fatos sociais na mesma condição dos fenômenos materiais, ele demonstra sua ligação com as teses de Augusto Comte.
4- Para Durkheim, a observação dos fenômenos sociais seguem critérios idênticos da observação dos fenômenos naturais. Desta forma, o pensador francês defende a neutralidade como postura fundamental do cientista social diante de seu objeto de estudo.
Respostas
respondido por:
12
conseguiram responder essa?
wesleyrib:
me ajudem ai
respondido por:
17
gente ta muito dificil me ajudam.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás