• Matéria: História
  • Autor: matsinhe16
  • Perguntado 3 anos atrás

a primeira guerra mundial produziu efeitos como?​

Respostas

respondido por: ramcharan8
1

Explicação:

Ficou conhecida como “A Grande Guerra” – um conflito terrestre, marítimo e aéreo tão horroroso que dizimou 8 milhões de militares e 6.6 milhões de civis. Morreram quase 60% dos intervenientes na guerra. Em apenas 4 anos, entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial alterou a face dos conflitos bélicos modernos, transformando-se numa das guerras mais mortíferas na história mundial.

O QUE PROVOCOU A GRANDE GUERRA

A Primeira Guerra Mundial foi originada por diversas razões, mas as suas raízes assentavam numa complexa rede de alianças entre as potências europeias. No seu âmago estava a desconfiança – e militarização – entre a informal “Tríplice Entente” (Grã-Bretanha, França e Rússia) e a secreta “Tríplice Aliança” (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália).

Os jogadores mais poderosos, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Alemanha, governavam impérios coloniais que queriam expandir e proteger. No decorrer do século XIX, consolidaram o seu poder e protegeram-se forjando alianças com outras potências europeias.

Em julho de 1914, as tensões entre a Tríplice Entente (também conhecida por Aliados) e a Tríplice Aliança (também conhecida por Potências Centrais) inflamaram-se com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono Austro-Húngaro, por um nacionalista sérvio bósnio, durante uma visita sua a Sarajevo. A Áustria-Hungria culpou a Sérvia pelo ataque. A Rússia apoiou o seu aliado, a Sérvia. Um mês depois, quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, os seus aliados entraram no conflito – e o continente estava em guerra.

Perguntas similares