As reações químicas, como as reações de substituição e de eliminação, encontram-se suscetíveis a diversos fatores, que favorecem ou dificultam a ocorrência de cada uma das reações. Fatores como identidade do substrato, solvente e nucleófilo influenciam na formação de determinados produtos e podem levar à competição entre mecanismos de substituição e eliminação. Sendo assim, proponha o mecanismo reacional e indique se a reação anexa ocorre via SN1, SN2, E1 ou E2
Respostas
Explicação:
Um solvente aprótico polar com baixa constante dielétrica ou uma extremidade dipolar impedida favorecerá a maneira SN2 da reação de substituição nucleofílica. Exemplos: dimetilsulfóxido, dimetilformamida, acetona etc.
Sabendo dos conceitos de reações de substituição, pode-se afirmar que, de forma geral, um solvente sem prótons com caráter polar que apresenta uma menor constante dielétrica induzirá o tipo SN2 de substituição nucleofílica.
O que são reações de substituição nucleofílica?
De forma simplificada, pode-se afirmar que uma reação química de substituição nucleofílica ocorre quando um elemento químico (denominado nucleófilo) que possui uma grande quantidade de elétrons substitui outro elemento (denominado eletrófilo) que possui pouca quantidade de elétrons em uma molécula.
Saiba mais sobre Reações de Substituição em: brainly.com.br/tarefa/25095196
#SPJ2