• Matéria: Sociologia
  • Autor: imgabssz
  • Perguntado 3 anos atrás

O organicismo é um tema recorrente em muitas tentativas de se praticar uma ciência social a partir dos métodos das ciências naturais, particularmente da biologia. A seguir apresentamos quatro afirmativas sobre este assunto, das quais uma está incorreta. Marque a alternativa que não é verdadeira.*

a) O maior a adversário das tentativas de se transpor as metodologias da biologia para as ciências sociais foi Herbert Spencer, que idealizou um programa de estudos sociais fundamentado em uma metodologia própria e absolutamente diferente da praticada nas ciências da natureza.

b) "Darwinismo social” é a expressão com a qual muitos comentaristas se referem ao trabalho de Herbert Spencer.

c) Além de ser influenciado pelo Positivismo, Herbert Spencer ficou muito O impressionado com as descobertas e as teorias de Charles Darwin. Depois da publicação de "A origem das espécies", Spencer passa a defender a ideia de uma continua seleção social por trás da história do progresso das instituições sociais.

d) Ainda que haja margem para se criticar a influência do organicismo biológico na formação de teorias a respeito do desenvolvimento histórico da sociedade por causa O das suas óbvias possibilidades de servir a movimentos políticos totalitários, eugenistas e racistas, a influência de Herbert Spencer permanece sendo importante nos estudos sociológicos contemporâneos.​

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa E está incorreta. As teorias aplicadas por Spencer são ultrapassadas quando notamos a perspectiva de pluralidade cultural, sendo um conceito que se fortaleceu a partir do Relativismo Cultural, e, deixou de lado as ideias de evolucionismo.

Sobre Spencer:



Nas teorias aplicadas por Spencer, vemos que o evolucionismo para o pesquisador se relacionava a evolução da sociedade e a divisão das menos desenvolvidas como primitivas e as soberanas sendo aquelas que detém a supremacia da evolução, focando na Europa como pilar do mundo.

Por isso, o Darwinismo social coloca uma cultura como mais evoluída do que a outra e isso abriu margem para a expansão da Europa enquanto potência colonizadora.


RafaellaML: alternativa E??
Perguntas similares