No desenvolvimento de sistemas existem muitas regras que são impostas para resolverem determinados problemas. Muitas destas regras se tornam desvios condicionais no código-fonte dos programas.
Referente a desvio condicional composto, assinale a alternativa CORRETA:
A) A sintaxe para o desvio condicional composto é: “se então fim_se”.
B) Executa instruções e a expressão lógica for verdadeira e outras instruções são executadas para o caso da expressão lógica ser falsa.
C) Para designar uma condição para um desvio condicional composto em um fluxograma, utilizamos a figura geométrica retângulo.
D) Executa um comando subordinado a expressão da condição.
Respostas
A) A sintaxe para o desvio condicional composto é: “se então fim_se”. Incorreto. A sintaxe para o desvio condicional simples é "se então fim_se". Contudo, para o desvio condicional composto a sintaxe correta deve ser "se então senão fim_se".
Exemplo da sintaxe:
se (expressão) então
...instruções...
senão
...instruções...
fim se
Exemplo no cotidiano:
se (minha nota for maior que cinco) então
passei direto
senão
fiquei de recuperação
fim se
B) Executa instruções e a expressão lógica for verdadeira e outras instruções são executadas para o caso da expressão lógica ser falsa. Correto. A estrutura do desvio condicional composto é organizada em duas partes: uma parte que é executada se a expressão inserida for considerada verdadeira e, caso não seja (senão), então outra parte é executada.
C) Para designar uma condição para um desvio condicional composto em um fluxograma, utilizamos a figura geométrica retângulo. Incorreto. Quando a representação de um desvio condicional (simples ou composto) é feita através de um fluxograma, é utilizado a figura geométrica do losango.
D) Executa um comando subordinado a expressão da condição. Incorreto. A expressão contida na condição é utilizada apenas como validação, ou seja, é utilizada apenas como fator de decisão. Se a expressão for verdadeira então é seguido um caminho, caso seja falsa, então outro caminho é seguido.
Resposta: alternativa B.